Dados do Caged indicam melhoria do nível de emprego em São José
Atualizado em 02/03/2018 - 19:39
Vagas para Hospital Regional
Profissionais de saúde se inscrevem para diversas vagas para o Hospital Regional, que entrará em funcionamento em breve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que no mês de janeiro São José dos Campos obteve uma melhora significativa no saldo empregos em relação a dezembro passado. Embora ainda negativo, em janeiro o saldo de empregos foi de (-)85. Em dezembro de 2017, o saldo foi de (-)1.380.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões. De acordo com os dados, o setor de serviços de São José dos Campos foi o que mais contratou em janeiro, com 3.081 postos de trabalho. Os demais setores demonstram recuperação.

A melhoria no nível de emprego em janeiro foi decorrente, sobretudo, de contratações no setor público, em torno de 2 mil vagas. Entre os destaques estão o início das obras da Prefeitura para a construção da Via Cambuí, a finalização do Hospital Estadual e a nova gestão do Hospital de Clínicas Sul. No setor de comércio, a abertura de um novo atacadista na cidade também ajudou no aumento das contratações.

Pró-Trabalho

Também em apoio à empregabilidade, a Prefeitura está implementando o Programa Pró-Trabalho. O objetivo é proporcionar aos munícipes que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho.

De acordo com a proposta, poderão ser ofertadas até 2.000 vagas para concessão de bolsa-auxílio qualificação no valor mensal de R$ 1.000, com fornecimento mensal de vale-alimentação no valor de R$ 100. Trata-se de uma importante medida de incentivo à formação e qualificação, onde o bolsista terá cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente.

Evolução

Na avaliação dos últimos três anos, em 2015, os dados do Caged indicaram que São José dos Campos registrou saldo negativo de 5.450 empregos e, em 2016, o saldo também foi negativo, em 4.226 contratações. O resultado de 2017 revelou saldo negativo de empregos de 2.187 contratações, revelando uma melhoria em torno de 50% em relação a 2015.

Qualifica São José

Com o objetivo de capacitar o trabalhador para novas oportunidades no mercado, a Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José, tem investido continuamente em cursos gratuitos de capacitação. Inclusive, a Prefeitura tem contratado instituições de renome como Sesi (Serviço Social da Indústria) Senac (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial), Cephas (Centro Educacional Profissional Hélio Augusto de Souza), entre outros, para cursos voltados para a realidade de mercado.

No ano passado, o Programa Qualifica São José formou cerca de 11 mil pessoas em 135 cursos gratuitos de capacitação. A Prefeitura também tem implementado uma nova legislação de incentivos às empresas startups.

Sala do Empreendedor

Tem colaborado também nesses melhores resultados de nível de emprego, a desburocratização da Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor. Atualmente, o empreendedor ganhou mais agilidade na abertura de empresas, inclusive com prazo recorde de até um dia apenas para obtenção do alvará de funcionamento.