Cresce número de usuários do aplicativo de estacionamento
Atualizado em 02/03/2018 - 19:51
Mobilidade Urbana
A aquisição do tíquete virtual traz mais conforto e segurança, uma vez que é adquirido via celular - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Os motoristas que utilizam as vagas de estacionamento rotativo, conhecidas como zona azul, em São José dos Campos, estão optando pelo tíquete virtual. Em apenas um ano, o número de usuários do aplicativo Estacionamento São José aumentou cerca de 45%. Em 2016, o sistema contava com 25.272 usuários ativos. Até o mês de dezembro do ano passado esse número subiu para 36.580.

Na contramão do aplicativo, a emissão de tíquetes por meio dos parquímetros e pontos de venda caiu aproximadamente 20% no mesmo período, reduzindo de 2.856.062 para 2.308.122 tíquetes de papel emitidos.

Vantagens do virtual

A aquisição do tíquete virtual traz mais conforto e segurança, uma vez que é adquirido via celular.

Para utilizar a ferramenta, é preciso que o condutor faça um cadastro pela internet – informando e-mail, celular, placa do veículo – e aceite o termo de uso e condições do cadastramento.

Depois é só baixar o aplicativo, que pode ser encontrado no Play Store, Apple Store ou no próprio site http://ww2.mobilicidade.com.br/zaesaojose. Com o programa, o usuário pode comprar créditos e pagar com cartão de crédito. Para ativar a vaga, basta acessar o SJCampos Estacionamento, informar o número de celular e senha e, na opção tíquete, escolher a placa do veículo.

O usuário pode ainda definir um tempo mínimo e programar um alarme para avisá-lo do vencimento do horário. Tudo isso em tempo real. Além disso, será possível acompanhar a lista de tíquetes emitida no dia e o saldo de créditos.

Não há necessidade de se preocupar com o comprovante físico, visto que que o agente de trânsito usa um aparelho portátil com acesso online que permite confirmar o tíquete virtual.

Para desativar o uso da vaga, é só acessar novamente o aplicativo e escolher a placa do veículo.

Democratização do espaço público

A implantação do sistema de estacionamento rotativo nas grandes cidades é fundamental para garantir um melhor uso do espaço público, uma vez que garante que mais pessoas possam utilizar um mesmo espaço, por vários períodos, durante o dia.

A medida também facilita o acesso aos comércios, além de disciplinar o comportamento dos motoristas nas regiões com grande circulação de pessoas.

São José dos Campos conta hoje com mais de 3.300 vagas de estacionamento rotativo, divididas nas regiões sul e central da cidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana