Parceria vai estimular empreendedorismo em mais de 12 mil alunos
Atualizado em 05/03/2018 - 14:00
Formação de professores projeto Jepp
Parceria da Prefeitura com Sebrae vai desenvolver o empreendedorismo com alunos do ensino fundamental - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Desenvolver comportamento empreendedor e o protagonismo, independentemente da idade” -- este é um dos objetivos do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que será desenvolvido na rede de ensino de São José dos Campos.

O programa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) visa oferecer atividades sobre empreendedorismo aos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, durante todo o ano. A parceria da Prefeitura e o Sebrae, neste programa, teve início em 2017 e conta também com capacitação para os professores que irão trabalhar a teoria e a prática com estudantes. Cerca de 12.300 alunos e 200 professores participarão da iniciativa.

Nesta quinta-feira (1º), os educadores receberam a primeira formação do JEPP, no Centro de Educação Empreendedora (Cedemp). O evento foi o marco inicial das atividades de empreendedorismo do ano letivo. Divididos em dois períodos (manhã e tarde), os professores participaram de palestras e conheceram melhor o programa. As atividades serão oferecidas por meio de oficinas e aulas de Educação Empreendedora em todas as escolas.

“Este programa nos dá um grande incentivo e apoio no trabalho do empreendedorismo aplicado em sala de aula. Estou muito animada em participar”, disse a professora de Enriquecimento Curricular dos anos finais, Adriana Cristina dos Santos Silva, da Emef Mercedes Carnevalli Klein.

“Este é um passo muito importante que a Prefeitura de São José está dando junto às crianças e aos jovens da cidade. Ver a sala cheia, com tantos professores, é algo que nos motiva porque conseguimos ver que a Prefeitura está dando o devido valor para que este comportamento empreendedor, que será desenvolvido, ajude as crianças a realizarem seus sonhos”, afirmou o analista do Sebrae, Paulo Vitor Bevilacqua.

Protagonismo

Segundo a educadora Adriana, levar o empreendedorismo para dentro das escolas contribui com a formação humana e afetiva dos alunos. “Os alunos acreditam que seus sonhos são possíveis e é maravilhoso podermos contribuir para formar cidadãos capazes de serem protagonistas da própria história”, disse.

Desde 2017, a Prefeitura de São José dos Campos está retomando os projetos de empreendedorismo na rede de ensino municipal. Através das atividades, os alunos desenvolvem valores como o trabalho em equipe, a disciplina e o comprometimento. O trabalho vai de encontro da missão das escolas municipais de formar cidadãos com escolhas responsáveis e visão empreendedora em todos os segmentos da vida.