Em visita a SJC, ministro israelense defende aproximação tecnológica
Atualizado em 01/03/2018 - 17:56
Visita do Ministro da Ciência e Tecnologia de Israel Ofir Akunis no Parque Tecnológico. 01-03-2018
O ministro israelense Ofir Akunis (centro) chega ao Parque Tecnológico para iniciar sua visita a São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O ministro da Ciência e Tecnologia de Israel, Ofir Akunis, esteve nesta quinta-feira (1º) em visita oficial a São José dos Campos, onde foi recebido por autoridades locais, civis e militares. Esta foi a primeira visita oficial de uma comitiva governamental internacional na atual gestão municipal.  

A visita do ministro teve como objetivo conhecer os setores científicos e tecnológicos da cidade e o estreitamento com esses segmentos do governo israelense. O ministro foi recebido no Parque Tecnológico, na Embraer e no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No Parque Tecnológico, Ofir Akunis conheceu as instalações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Além das autoridades locais, o ministro se reuniu com representantes de empresas do setor de pesquisa e desenvolvimento.

Parcerias

Durante almoço oferecido no Parque Tecnológico à comitiva israelense, Ofir Akunis comentou que esta é a primeira vez que um ministro da área científica de Israel visita oficialmente o Brasil.

“Foi um encontro histórico, que representa um novo momento nas relações diplomáticas entre ambos os países, sobretudo na área de desenvolvimento tecnológico”, disse Akunis. Ele afirmou que isto permitirá importantes parcerias em áreas como a pesquisa aeroespacial, gestão da água, entre outras.

Por sua vez, o diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, destacou a importância dessa aproximação entre os dois países. Raupp também discorreu sobre a amplitude do Parque Tecnológico de São José dos Campos, o qual está se tornando um poderoso núcleo de integração e inovação, fomentado por vários agentes como empresas e instituições de ensino. No final da tarde, o ministro israelense retornou para São Paulo.

Convênio bilateral

O ministro participou, na última quarta-feira (28), no Senado Federal, em Brasília, de uma audiência pública sobre cooperação científica entre Brasil e Israel na área de projetos de utilização da água para consumo e irrigação. Israel se tornou, ao longo dos anos, referência em tecnologia no uso racional da água, mesmo sem grandes rios e com cerca de metade de seu território em terras desérticas. Foi firmado um convênio entre os ministérios de Ciência e Tecnologia de Israel e Brasil para compartilhamento da tecnologia do uso da água. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico