Caravana Seletiva e testes de futebol vão movimentar a região norte
Atualizado em 05/03/2018 - 10:54
Esporte e Qualidade de Vida
Atletismo será uma das oito modalidades que terão testes no Centro Comunitário Alto da Ponte neste sábado (3) - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O fim de semana será recheado de oportunidades para as crianças e jovens da região norte. Os profissionais do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, vão promover dois eventos em busca de novos talentos para as categorias de base de oito modalidades.

Na sexta-feira (2), os garotos que almejam uma oportunidade no futebol poderão ir atrás do sonho com os testes que serão realizados no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). A comissão técnica buscará jogadores para os elencos sub-17 (nascidos entre 2001 e 2002) e sub-19 (nascidos entre 1999 e 2000). As atividades começarão às 8h para os mais novos e às 14h para os atletas mais velhos.

No dia seguinte, sábado (3), o foco estará no Centro Comunitário Alto da Ponte (rua Audemo Veneziani, 565) com a primeira parada da 2ª edição da Caravana Seletiva. As atividades acontecerão entre 8h e 12h, com pausa para o almoço até 13h. Os trabalhos terminarão às 16h30. O evento promoverá a seleção de novos integrantes em oito modalidades, todas com disponibilidade nas categorias masculina e feminina: futsal, futebol, handebol, ciclismo, voleibol, basquete, karatê e atletismo. A faixa etária vai variar dos nascidos em 2001 aos que nasceram em 2011. Veja os horários das seletivas por modalidade.

A Caravana Seletiva visitará um total de quatro locais durante o mês de março. Além do Centro Comunitário Alto da Ponte, receberão os profissionais do Atleta Cidadão os seguintes espaços: o Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, na região sul, no dia 10; Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira, zona leste, dia 17; e o Centro Poliesportivo João do Pulo, na região sul, em 24 de março.

Inscrição

Para participar tanto da seletiva de futebol masculino quanto da Caravana, os candidatos devem levar documento de identidade original, estar acompanhados de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática de cada modalidade. É recomendado chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Os candidatos que se destacarem nos testes individuais de futebol e na Caravana Seletiva serão pré-selecionados e vão passar por um período de treinamentos com as equipes do programa. Se evoluírem em relação ao rendimento, serão efetivados.

Caso não seja escolhido nas modalidades oferecidas pela Caravana, o candidato pode comparecer às próximas paradas. Horários, faixas etárias e outros pré-requisitos para participar das avaliações nos outros três locais estarão disponíveis no site da Prefeitura.

Apoio ao talento

A Caravana de Seletivas é uma ação da Prefeitura que teve inicio em 2017 com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão, às modalidades oferecidas e fazer com que a criança e o jovem descubram o talento para o esporte.

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos. São atendidos alunos de 7 a 19 anos, que recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais. Ao todo, 1.183 crianças e adolescentes são integrantes efetivos do programa em 23 modalidades.

Caravana Seletiva – Atleta Cidadão

Centro Comunitário Alto da Ponte (rua Audemo Veneziani, 565) – 3 de março
Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (rua Valter Dellu, s/n) – 10 de março
Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (rua Ricardo de Paiva Vieira, 219 – Santa Inês I) – 17 de março