Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente de 5 a 15 de junho
Atualizado em 02/06/2018 - 20:26
Plantio de Árvores dia da Agua  22 03 2018
O objetivo da semana é promover a conscientização das pessoas sobre questões ambientais locais e globais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos inicia a programação da Semana de Meio Ambiente a partir da próxima terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que vai até o dia 15 de junho, envolve diversas atividades educativas, capacitações, lançamento de projetos, tendo como destaque as políticas públicas sustentáveis que são desenvolvidas no município.

Organizada pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o objetivo da Semana de Meio Ambiente é promover a conscientização das pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar mudanças de atitude.

Programação:

Arborização

A partir de terça-feira (5) e durante todo o mês de junho será realizada uma ampla mobilização com as escolas municipais, envolvendo os alunos no plantio de árvores na escola e no bairro, visando sensibilizar sobre a importância da arborização na cidade. A ação está em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Palestras

Durante a semana, palestras ajudam a difundir conceitos de sustentabilidade no setor público e privado. Na quarta-feira (6) acontece palestra para funcionários do PoupaTempo de São José dos Campos com a temática saúde pública, tecnologia e sustentabilidade. Já na quinta-feira (7) será realizada palestra no Condomínio Industrial Radici Têxtil, localizado em Santana, próximo do Rio Paraíba do Sul. A palestra vai apresentar o Programa Revitalização de Nascentes destacando como as empresas podem contribuir para a preservação do rio mais importante da região.

Agenda Ambiental

Os servidores do Paço Municipal também participam de ações de sensibilização ambiental com o lançamento da nova campanha da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que busca introduzir práticas sustentáveis nos órgãos públicos. Na quarta (6) acontece um evento de integração, a partir das 9 horas, no Paço Municipal.

Resíduos Sólidos

O III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho, também integra a programação da Semana de Meio Ambiente. O evento acontece no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América) e envolve palestras sobre Logística Reversa, Economia Circular, Smart City e Sustentabilidade. A programação detalhada está disponível em facebook.com/jlzsjc

Saneamento Sustentável

Na sexta-feira (8), a Prefeitura celebrará o lançamento de um novo CDT no Parque Tecnológico de São José dos Campos, voltado a desenvolver pesquisa e fornecer inovações para o setor de Saneamento e Recursos Hídricos, com foco inclusive na Restauração Florestal. O evento acontece às 14 horas no Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 - Eugênio de Melo).

Na quinta-feira (14), acontece a Oficina de Saneamento Sustentável no Ponto de Entrega Voluntário do Jardim Santa Luzia (futuro PEV da região do Putim), das 9h às 16h (av. Vicente Brandão Ferreira, Jardim Santa Luzia (ao lado da área verde João Boueri Neto). A oficina vai demonstrar a construção de um Tanque de Evapotranspiração (Tevap), tecnologia social sustentável voltada para o tratamento de esgoto e é aberta a todos os interessados. Inscrições pelo telefone 3947-8128.

São Francisco Xavier

No terça-feira (12), três eventos acontecem no distrito de São Francisco Xavier. Pela manhã será realizada a tradicional limpeza do Rio do Peixe, com a participação de moradores do distrito e voluntários de outras regiões de São José dos Campos, chamando a atenção para a preservação do rio limpo. O ponto de encontro para a ação é na praça Cônego Manzzi, às 9 horas.

Equipes da subprefeitura de São Francisco participam, às 10 horas, de palestra que destacará a importância do trabalho dos servidores para a conservação, manutenção e promoção do distrito, reconhecido pelo notável patrimônio ambiental e beleza cênica. A palestra será na sede do Parque Municipal de São Francisco Xavier (Casarão), na rua 15 de Novembro, 1051, São Francisco Xavier.

Também na sede do Parque Municipal de São Francisco, às 14h30, será promovido um encontro de startups voltado para soluções em áreas de mananciais e zona rural. No formato de “Feira de Tecnologia” serão apresentadas soluções que proporcionam a integração das tecnologias modernas e da inovação à vida no campo.

Mudanças Climáticas

Na quarta-feira (13) a Prefeitura realiza a I Oficina de Capacitação para a construção da Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, a partir das 8h30, no Paço Municipal (rua José do Alencar, 123, Vila Santa Luzia).

O encontro constitui a primeira etapa da capacitação dos servidores públicos municipais e de técnicos externos convidados para a construção da política municipal, que consiste em implantar ações de minimização da emissão de gases de efeito estufa e também tornar o município mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas.

Mostra de Vídeos Ambientais

Na sexta-feira (15), fechando a Semana do Meio Ambiente, acontece a Cerimônia de Exibição e Premiação da 5ª Mostra de Vídeos Ambientais. O evento acontece das 8 às 12 horas no auditório 1 do Parque Tecnológico de São José dos Campos (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 - Eugênio de Melo).

Com o tema “Bora cuidar da Nascente!”, a mostra tem como objetivo dar visibilidade à produção audiovisual das escolas municipais, fruto do trabalho na área de educomunicação socioambiental, que estimula a criatividade dos alunos e o registro do Programa Revitalização de Nascentes. O programa contou com recursos da Agevap/Ceivap no último ano.

A programação completa da Semana de Meio Ambiente está disponível neste link.