Prefeitura intensifica recuperação de rua no bairro do Freitas
Atualizado em 30/05/2018 - 16:55
Construção do Muro Dona Nega no Freitas  Zona Norte  29 05 2018
Muro e calçada que estão sendo reconstruídos na rua dona Nega, no bairro do Freitas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a fase final do trabalho de recuperação da rua Dona Nega, no bairro do Freitas, na zona norte, que sofreu desbarrancamento devido à erosão e às chuvas constantes dos últimos meses.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que seja concluído em junho.

Se este serviço não fosse executado, havia risco de afundamento da via. Um dos trechos já foi aterrado.

No momento, estão sendo reconstruídos um muro e uma calçada, já que os que existiam no local desabaram.

Segurança

Para impedir novos desbarrancamentos, já foi implantado um sistema com 330 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

O trabalho garantirá mais segurança para moradores da rua Dona Nega, pedestres e motoristas que circulam pela região.

Contenção de erosão

Também na zona norte, a Prefeitura iniciou a construção de um muro de 80 metros de extensão na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida. A próxima etapa será a construção de uma calçada com 50 metros de extensão.

A calçada e o muro que existiam no local desabaram. A previsão é de que todos os serviços de recuperação da via e contenção de erosão estejam concluídos na primeira quinzena de junho.

Para impedir novos desbarrancamentos e proteger as margens do rio Buquira, já foi implantado um sistema com 230 metros cúbicos de gaiolas de gabiões.

A erosão foi causada pela ação do tempo e pelas chuvas dos últimos anos, provocando riscos de afundamento da via. Uma galeria de águas pluviais que se rompeu já foi reconstruída pela Prefeitura. A nova galeria tem 60 metros de extensão.