Fundhas promove seminário e minicurso de orquídeas
Atualizado em 30/05/2018 - 17:36
Centro Ambiental da Fundhas
Durante a semana haverá a participação de escolas que vão conhecer o Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

Na próxima semana (de 4 a 8 de junho), a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) vai realizar a Semana do Meio Ambiente com ações voltadas para a questão da sustentabilidade. Todas as atividades acontecerão na rua Santarém, 560, no Parque Industrial e vão envolver a comunidade da região sul.
Estão envolvidas organizações ligadas com a temática do meio ambiente, escolas, idosos, unidades da Fundhas e a própria comunidade.
O Seminário Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Vale do Paraíba e Litoral Norte abrirá a semana, na segunda-feira (4), às 9 horas. As inscrições foram encerradas no dia 30 de maio, em virtude de ter alcançado o número definido de participantes. São mais de 100 inscritos.
O evento abrirá a Semana de Meio Ambiente da fundação e reunirá experiências e vivências desenvolvidas por instituições públicas, organizações não governamentais (ONG´s), universidade e empresas privadas que vão apresentar as práticas que estão sendo desenvolvidas para um futuro sustentável.
Durante toda a semana haverá a participação de escolas do município que vão conhecer o Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico da fundação e participar de trilha, plantio de morango, plantio de árvores e minicurso de orquídea.
No Centro, todos os participantes da Semana vão poder conhecer espaços em que a reutilização de materiais que seriam descartados se faz presente como o forno e o fogão à lenha, dois aviários, bancos de paletes, mesas de carretel e muitas outras novidades sustentáveis.

Programação:

Dia 5 – das 9h às 10h e das 14h às 15h

30 alunos, de 10 a 11 anos, de escola estadual fazem um tour pelo Centro, onde aprenderão sobre aquaponia e terão noções básicas do cultivo de morango. Cada um levará uma muda da fruta para casa para compartilhar a experiência com os pais

Dia 6 - das 9h às 11h

Alunos de 7 unidades da Fundhas participarão de oficinas como bordado de folhas secas, brincadeiras com brinquedos feitos com material reciclável e farão uma trilha ecológica na mata ciliar da fundação, que possui espécies exóticas e da Mata Atlântica

Dia 7 – das 14h às 15h

Funcionários da Fundhas Parque Industrial participarão de uma visita monitorada pelo Centro

Dia 8 – das 9h às 10h30

Minicurso de orquídeas - 14 idosos da Casa do Idoso Sul vão aprender as técnicas básicas de cultivo de orquídeas e vão fazer mudas que poderão levar para casa

Ações ambientais em diversas unidades da Fundhas, com plantio de árvores


Sobre o Centro

Lançado em 31 de outubro de 2017, o Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico possui área de mais de 3.000m² - uma sala de aula a céu aberto, com infinitas possibilidades de aprendizagem e interdisciplinaridade, transformando o espaço em uma plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com foco na sustentabilidade. Além das especificidades de cada área do conhecimento que poderão ser exploradas, o Centro dispõe de muitos recursos naturais que, por si só, já valeria a visitação, como sistema de captação e utilização de águas pluviais, revitalização de solo (minhocultura), biofertilização, aquaponia, viveiros de plantas, horta orgânica e áreas frutíferas, entre outras.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar, com música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×