Festidança terá workshops, oficinas, laboratório, aulas abertas e seminário
Atualizado em 30/05/2018 - 13:55
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Na foto, o coreógrafo Robson Jacqué, que conduzirá um Laboratório de Criação durante o festival - Foto: Piu Dip - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com a proposta de promover o encontro do tradicional e as novas formas de se fazer dança, a 29ª edição do Festidança também contará com ações formativas, como workshops, oficinas, laboratório de criação e seminário, além de promover aulas abertas com os coreógrafos da região, para os alunos das oficinas do Programa Arte nos Bairros, em São José dos Campos.

Para participar dessas atividades, os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Cultural. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Workshops e oficinas

Com mais de 13 tipos diferentes, ministrados por nomes renomados da dança, como Angel Viana, Ana Vitória e a cubana Mercedes Beltrán, os workshops e oficinas serão direcionados para diferentes estilos de dança, como balé clássico, dança de salão, dança contemporânea, sapateado, jazz, danças populares e danças urbanas. Os níveis abrangem desde o básico até o avançado, com opção para todas idades, desde infantil até adultos. 

Laboratório de criação  

De 31 de maio a 9 de junho o bailarino e coreógrafo Robson Jacqué vai propor aos participantes um processo de pesquisa em dança, a partir do seu modo de construção de uma obra cênica e performática. A atividade acontecerá na Residência Olivo Gomes (Parque da Cidade).

Durante os encontros, cada participante determinará um lugar de criação dentro da residência. No encerramento, uma mostra será realizada no mesmo espaço de criação para expor o que foi realizado durante todo o laboratório. Para participar é necessária experiência nas artes do corpo e/ou da performance. 

Seminário

No dia 9, das 10h às 18h, Cássia Navas, referência na área de pesquisa da dança, realizará um seminário com o tema ‘O que a dança tem a dizer?’. O intuito é oferecer aos participantes a discussão da dança enquanto fenômeno de comunicação, por meio dos espetáculos de Cássia Navas.

Aulas abertas

As aulas abertas serão realizadas em diferentes locais (de acordo com a programação) e nos horários das oficinas do Programa Arte nos Bairro. O objetivo é oferecer aos alunos das oficinas de dança do programa, a vivência e a experiência de coreógrafos profissionais da região. Para participar não será necessário se inscrever, apenas comparecer nos dias e horários das aulas.

O 29º Festidança é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e conta com parceria de outras instituições culturais, como o Sesc São José dos Campos, Sesi e Afac, além governo do Estado de São Paulo, por meio da Organização Social Poiesis.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×