Dia do Desafio movimenta São José com atividades diversas
Atualizado em 25/06/2020 - 11:08
Dia do Desafio no Paço Municipal  30 05 2018
A abertura oficial do Dia do Desafio ocorreu com o hasteamento de bandeiras, no Paço Municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

São José dos Campos participou nesta quarta-feira (30), de mais uma edição do Dia do Desafio, evento mundial de incentivo à atividade física para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O evento é realizado por meio de uma competição amistosa entre cidades sorteadas da América Latina. Vence a competição a cidade que reunir o maior número de pessoas praticando atividades físicas por pelo menos 15 minutos. Os resultados são registrados por uma comissão oficial do evento.

Desta vez, São José competiu com o município de Caucaia, do Ceará, que tem pouco mais de 360 mil habitantes (IBGE/2017).

Paço Municipal

A abertura oficial do evento teve início às 8h, no Paço Municipal, com o hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado de São Paulo e do Brasil, execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar e participação do Pelotão de Honra do Tiro de Guerra.

Como parte das atividades físicas, cerca de 200 servidores não utilizaram os elevadores para se dirigirem aos andares em que trabalham no Paço Municipal, utilizando as escadas.

Conexão Juventude

Entre os destaques do dia, foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, a oitava edição de 2018 do Conexão Juventude, com várias atividades como a maratona de artes marciais, no Centro da Juventude, na região sul. Também ocorreram atividades nos centros esportivos e nas escolas municipais.

Casa do Idoso

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão realizou atividades motivacionais nas unidades da Casa do Idoso e no Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), no Centro da Juventude.

Educação

Alunos e professores da rede municipal de ensino também se uniram para participar do Dia do Desafio. As escolas municipais organizaram atividades físicas, como caminhadas, aulas de zumba, danças e alongamento, tudo para quebrar a rotina e se movimentar.

Como exemplo, na Emef Profº Luiz Leite, no Galo Branco, região leste, o Dia do Desafio foi repleto de música e animação. Os anos iniciais participaram de circuitos esportivos durante os intervalos das aulas. E para os anos finais, a programação teve dança do quadrado, ginástica aeróbica e aquecimento com música. Mais de 300 alunos participaram, junto com professores e funcionários da escola, das atividades no pátio.

“O principal que queremos reforçar hoje é a importância da atividade física, tanto para integração social quanto para a saúde. Fizemos a ginástica aeróbica como algo novo para as crianças conhecerem, e também para integração, pois todos podem participar juntos. As atividades físicas são importantes, pois favorecem o desenvolvimento sadio das crianças, é um costume bom que devemos incentivar”, comentou o professor de Educação Física da escola, Gustavo Guedes Ferri.

O Dia do Desafio também foi animado e agitado para os servidores da Secretaria de Educação e Cidadania. A equipe do Departamento de Esportes e Eventos colocou todos os funcionários para se mexerem com um aquecimento musical e organizou um animado vôlei gigante.

O Dia do Desafio teve ainda atividades no Sesc (Serviço Social do Comércio) e escolas particulares.

O mundo se mexe

Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

Em 2018, 14 países da América Latina entraram na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. A partir de deste ano, o desafio será trienal, ou seja, joseenses e caucaienses disputarão entre si até 2020.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras. O evento também tem apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O resultado oficial da competição será divulgado nos próximos dias.