São José dos Campos vai sediar curso presencial do Pronatec
Atualizado em 29/05/2018 - 18:43

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

São José dos Campos foi um dos sete municípios contemplados entre todos do Estado de São Paulo para disponibilizar o curso presencial do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O objetivo é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada oferecidos serão para vendedores e recepcionistas de eventos, cada um com 30 vagas. Para se inscrever os candidatos devem ter ensino fundamental completo e estar regularmente matriculado no ensino médio ou já tê-lo concluído.

As pré-inscrições deverão ser feitas até o dia 8 de junho na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo). No local, o candidato deverá preencher uma ficha e em seguida, junto com os documentos necessários, comparecer ao Cephas (rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José) até essa mesma data, para assim, efetuar a inscrição. Importante ressaltar que isso não garante vaga nos cursos oferecidos. Os alunos menores de idade deverão estar acompanhados dos seus responsáveis legais.

As aulas irão acontecer no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e a primeira, inaugural, com presença obrigatória, será no dia 29 de junho. Os cursos terão início a partir do dia 30 de julho, quando o Cephas retornará do recesso, com previsão de término para setembro deste ano.

Carga horária

De segunda a sexta-feira  

Das 13h30 às 17h30 (5 horas/aulas diárias)

Carga horária total de cada curso: 160 horas/relógio = 213 horas/aulas

Serão 43 dias letivos de curso

Cada hora/aula do Cephas possui 45 minutos

Os candidatos selecionados que não comparecerem para efetivação da matrícula na data agendada, perderão as suas vagas.

Documentos necessários para inscrição

  • Declaração de Escolaridade - estar cursando o ensino médio ou de conclusão do ensino médio (via original);
  • RG e CPF do aluno (original e 1 cópia);
  • RG e CPF do responsável legal (original e 1 cópia) - no caso de aluno menores de idade;
  • Comprovante de endereço atual (original e 1 cópia) - no máximo com três meses anterior à data da matrícula;
  • Trazer dados de e-mail, número de telefones do aluno e responsável.

Perfil Profissional dos Cursos

Recepcionista de Eventos: Recepciona, identifica e acolhe pessoas em eventos, em cerimônias públicas e/ou privadas. Conduz, orienta e fornece informações, utilizando materiais e equipamentos necessários. Utiliza técnicas e tecnologias de comunicação e informação. Aplica as boas práticas de hospitalidade nas relações com o público e a equipe.

Vendedor: Apresenta os produtos e serviços da empresa. Negocia e argumenta a venda e prepara mercadorias para esse fim. Presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

Mais informações

Setor de Qualificação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com Rosângela

Das 13h30 às 16h30

Telefone: 3909-2652


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×