Prefeitura inicia construção de muro e de calçada na Vila Cândida
Atualizado em 29/05/2018 - 18:09
Construção do Muro  Maria Cândida Delgado  Zona Norte 29 05 2018
Para impedir novos desbarrancamentos e proteger as margens do rio Buquira, já foi implantado um sistema com 230 metros cúbicos de gaiolas de gabiões - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, iniciou a construção de um muro de 80 metros de extensão na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida, na zona norte.

A próxima etapa será a construção de uma calçada com 50 metros de extensão. A calçada e o muro que existiam no local desabaram.

A previsão é de que todos os serviços de recuperação da via e contenção de erosão estejam concluídos na primeira quinzena de junho.

As ações que estão sendo adotadas pela Prefeitura garantirão mais segurança para os moradores da avenida Maria Cândida Delgado, pedestres e motoristas que circulam pela região.

Erosão

Para impedir novos desbarrancamentos e proteger as margens do rio Buquira, já foi implantado um sistema com 230 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

Parte deste serviço já havia sido realizada no final do ano passado.

A erosão foi causada pela ação do tempo e pelas chuvas dos últimos anos, provocando riscos de afundamento da via. Uma galeria de águas pluviais que se rompeu já foi reconstruída pela Prefeitura. A nova galeria tem 60 metros de extensão.