Idosos participam de triagem da Campanha do Agasalho
Atualizado em 29/05/2018 - 16:47
Entrega de alimentos arrecadados na gincana da melhor maturidade ao Fundo Social de Solidariedade.
A distribuição, que começou no último dia 15, já beneficiou famílias do distrito de São Francisco Xavier e dos bairros do Guirra, Bonsucesso, Jaguari e Freitas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Fundo Social de Solidariedade

A Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, ganhou um reforço neste ano. Frequentadores das quatro unidades (regiões centro, norte, leste e sul) da Casa do Idoso vão começar a participar da triagem de roupas doadas. O objetivo é incentivar a mão de obra solidária entre os munícipes, independente da faixa etária

As pessoas interessadas participam voluntariamente na própria Casa do Idoso. A triagem é oferecida aos idosos como opção de atividade nas Casas do Idoso, onde cada unidade segue uma programação semanal. “A gente faz o convite e eles se habilitam a participar. Quando chega o dia de triar as peças de roupas e calçados, eles vão aprendendo todo o processo”, disse a assistente social Márcia de Souza, da Casa do Idoso Centro.

Entre as várias atividades desenvolvidas em todas as unidades da Casa do Idoso, como por exemplo dança, ginástica, artes, aulas de inglês e informática, está a Gincana da Melhor Idade, onde os idosos também arrecadam alimentos, roupas e calçados para o Fundo Social.

Com a triagem, os idosos percebem a importância da própria doação, entendendo o fluxo pelo qual os donativos passam até chegar à entidade assistencial.

“Eles ficaram contentes com a oportunidade em poder ajudar ao próximo”, afirmou a assistente social Vanessa Beatriz da Rosa, que trabalha na Casa do Idoso Norte. Ela disse que os idosos observam a quantidade de pessoas que estão fazendo a separação e se prontificam e chamar mais colegas para participarem da ação.

Distribuição já beneficiou 4 bairros e 1 distrito

Nesta quarta-feira (30), moradores do bairro Alto da Ponte, na zona norte, receberão donativos arrecadados com a Campanha do Agasalho. Na rua Alziro Lebrão, a equipe do Fundo Social montará uma loja para que as famílias possam escolher os produtos que precisarem.

A distribuição, que começou no último dia 15, já beneficiou famílias do distrito de São Francisco Xavier e dos bairros do Guirra, Bonsucesso, Jaguari e Freitas. Na próxima semana começa a distribuição nos bairros da região leste.

Até o dia 11 de julho, pessoas de todas as regiões da cidade serão contempladas. No total, são 25 pontos estratégicos de distribuição.

Campanha inovadora

As caixas coletoras para a Campanha do Agasalho 2018, estampadas com personagens da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza, deverão permanecer até o dia 26 de julho em prédios públicos e privados, empresas, comércios, igrejas, condomínios e locais de grande circulação de pessoas.

A expectativa do Fundo Social é de arrecadar mais de 200 mil peças entre roupas, calçados e cobertores neste ano. Em 2017, a campanha começou no final de junho e arrecadou cerca de 170 mil peças, que foram distribuídas em 22 bairros.

Paralelamente, acontece também, pela primeira vez em São José, a Campanha do Agasalho para os cães. O Fundo Social vai distribuir essas roupas e cobertores para os pets das famílias de maior vulnerabilidade social. O objetivo é proporcionar ajuda aos animais das pessoas não possuem recursos para mantê-los aquecidos durante o inverno.

Loja

Neste mês de maio foi inaugurada a primeira loja da Campanha do Agasalho. Localizada no CenterVale Shopping, o espaço está funcionando como ponto oficial de coleta roupas, calçados e acessórios. Além disso, a população também poderá se informar sobre os locais de arrecadação no município e as datas e horários de distribuição dos donativos às comunidades.

Programação:

ZONA NORTE

30 de maio – Alto da Ponte – Cras (Rua Alziro Lebrão)

ZONA LESTE

5 de junho – Eugênio de Melo – Cras (Rua Juvenal dos Santos, 15 – Galo Branco)

6 de junho – Parque Nova Esperança – Cras (Av. Carlos Alberto de Andrade Silva, 475)

7 de junho – Pousada do Vale/Serrote – Obra Social São Francisco (Estrada Municipal Francisco Moraes, 911)

12 de junho – Santa Inês II – Obra Social e Assistencial Santa Inês (Rua dos Cirurgiões Dentistas, 610)

13 de junho – Jardim Motorama – Sama (Av. das Rosas, 270)

14 de junho – Jardim Ismênia – SAB Jardim Ismênia (Rua Joaquim Ferreira Carpinteiro, 449)

ZONA SUL

15 de junho – Vila Letônia – Estrutura da Festa Junina (Praça Quiririm, 101)

21 de junho – Parque Interlagos – Igreja Assembleia de Deus (Av. Nicanor Reis, 490)

26 de junho – Dom Pedro I – Associação Atlético Dom Pedro I (Av. Galdêncio Martins Neto, 281)

27 de junho – Morumbi – COAL (Rua Adolpho Goll, 22)

3 de julho – Conjunta 31 de março – Obra Social São Lucas (Rua Luiz Monteiro Pinto, 143)

ZONA SUDESTE

19 de junho – Jardim São Leopoldo – Igreja Pentecostal (Av. José Ignácio Bicudo, 640)

20 de junho – Parque Santa Rita – Cras (Praça Hélio Dias, 30)

12 de julho – Putim – Comunidade Magnificat (Av. João Rodolfo Castelli, 2.947)

ZONA OESTE

4 de julho – Comunidade Bairrinho – Capela Santa Luzia – Urbanova

5 de julho – Comunidade Beira Rio – Capela Nossa Senhora Aparecida – Urbanova

10 de julho – Jardim Limoeiro – UBS (Rua Corifeu de Azevedo Marques, 3.350)

CENTRO

11 de julho – Centro – Cras (Rua Humaitá, 484)


MAIS NOTÍCIAS
Fundo Social de Solidariedade

×