Patrulha Ambiental Mirim da Fundhas ajuda a proteger o meio ambiente
Atualizado em 28/05/2018 - 15:46
Patrulha Fundhas
Alunos da unidade Petrobras compõe a Patrulha Ambiental Mirim - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Cinquenta e cinco alunos, de 9 a 15 anos, da unidade Petrobras (Rua Alexandre Souza Roberto, 20 – Campos de São José) da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), compõem a Patrulha Ambiental Mirim que se tornou uma espécie de fiscal da natureza, no bairro Campos de São José, na região leste de São José dos Campos.

O objetivo da Patrulha é desenvolver atividades junto à comunidade, com foco na preservação e no cuidado com o meio ambiente do entorno.

No grupo, eles aprendem que qualquer mudança deve começar de forma pessoal, dentro de casa, e depois se estender para a escola e para a comunidade.

Todos os integrantes têm a missão diária de, ao acordar, arrumar a própria cama, evitar qualquer tipo de desperdício e conscientizar a sua família a fazer o mesmo.

A aluna Ana Carolina Mendes, 12 anos, é uma patrulheira ambiental. Para ela, arrumar a cama e ajudar a mãe a lavar a louça são atividades que fazem parte de sua rotina diária, naturalmente.

Campanhas de limpeza no parque e no bairro, denúncias aos órgãos competentes quanto aos maus-tratos e abandono de animais, são algumas das ações da Patrulha Ambiental.

Existem os monitores que são escolhidos pela própria equipe, de acordo com o tempo de participação no grupo e habilidades que os colocam em evidência.

Todos os patrulheiros conhecem o entorno da unidade, sabem diferenciar onde ficam os fragmentos de Mata Atlântica e de Cerrado, no bairro.

Para o educador Reginaldo Friggi, o mais importante é fazer com que cada patrulheiro tenha essa consciência de que se ele não mudar, o mundo não muda. “Ver nossas crianças sendo elogiadas pelo grau de conhecimento que têm, cada vez que eles participam de uma atividade socioambiental, impressiona”, afirmou.

Programação da Patrulha

04/06 - Trilha da onça – São Francisco Xavier

06/06 -  Apresentação de material recolhido em matas (armadilhas e ossadas de animais) -  Rua Santarém, 560 (Parque Industrial)

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar, com atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas