Defesa Civil inicia Operação Estiagem nesta terça-feira
Atualizado em 29/05/2018 - 08:54
DEFESA CIVIL
Equipe da Defesa Civil: preparada para a Operação Estiagem, que seguirá até outubro - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em São José dos Campos, agentes e voluntários da Defesa Civil, que conta com o apoio da Prefeitura, já estão preparados para a Operação Estiagem. A ação especial começa nesta terça-feira (29) e vai até o final de outubro em todo o Estado de São Paulo, com a missão de combater incêndios em mato e florestas.

De acordo com a lei estadual 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é crime. A pena é de dois a quatro anos de reclusão. Se o incêndio atingir parque, reserva ecológica ou área de proteção ambiental, a pena é aumentada.

As principais causas de incêndios em mato ou floresta são as fogueiras iniciadas por agricultores e pecuaristas. Outras causas são as pontas de cigarros atirados ainda acesos na vegetação e a queima de lixo.

Balões

Outro inimigo do período de estiagem são os balões. Eles provocam incêndios em florestas, matas e áreas de preservação, além de representarem risco de catástrofes de grandes proporções caso atinjam refinarias, indústrias químicas, madeireiras e outros pontos de alto poder de combustão.

A mesma lei estadual que pune quem provoca incêndios proíbe o transporte, fabricação e soltura de balões. A pena para todos os envolvidos é de um a três anos de detenção e multa.

Alerta no 190

O mais importante em caso de incêndio em mato ou floresta é apagar os focos enquanto são pequenos e controláveis. A população é o maior aliado do combate rápido e eficaz. Quanto mais cedo os responsáveis pelo combate às chamas forem chamados, mais rapidamente o incêndio poderá ser controlado e menores serão os danos.

Em São José dos Campos, o número de emergência para a comunicação de incêndios é o 190. O chamado será recebido no Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura e chegará imediatamente ao Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros são os principais responsáveis por atuar no combate a incêndios. Dependendo da avaliação do acidente ambiental, eles podem acionar outros órgãos, como a Defesa Civil.

A Defesa Civil é acionada quando os bombeiros necessitam de reforços ou quando os incêndios colocam vidas humanas em risco.

Em São José dos Campos, a Defesa Civil conta com uma equipe de 17 agentes e 125 voluntários treinados. Além da sede central, na região leste da cidade, possui um posto avançado no distrito de São Francisco Xavier.

Os plantões de Defesa Civil contam, em situação normal, com uma equipe de dois agentes e três voluntários. Mais agentes e voluntários podem ser mobilizados sem caso de necessidade.

Treinamento

Uma equipe da Defesa Civil de São José dos Campos participou na terça-feira (22), em Campos do Jordão, da Oficina Preparatória de Estiagem. A atividade foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Conduzida por soldados do Corpo de Bombeiros e técnicos da Casa Militar, a oficina serviu para atualizar o treinamento de agentes e voluntários que irão atuar no período seco do ano.

A participação da equipe de São José dos Campos, formada por quatro agentes e pelo coordenador municipal de Defesa Civil, dará direito ao recebimento de um kit de equipamentos de combate a fogo distribuído pelo Governo do Estado.

A próxima etapa será a realização de uma oficina em nível municipal, orientada pelo Corpo de Bombeiros, para habilitar os demais funcionários do órgão e voluntários.