Convênio com a CEF viabiliza melhorias para a mobilidade urbana
Atualizado em 28/05/2018 - 18:29
Bairro Chácaras Reunidas
O bairro Chácaras Reunidas será o primeiro bairro ciclável de São José dos Campos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos assinou na tarde desta segunda-feira (28) três convênios com a Caixa Econômica Federal. Os repasses serão destinados às obras de mobilidade urbana que contemplarão adequações viárias, ligação entre bairros e implantação de faixas para ciclistas.

Na região leste, a requalificação do trevo da avenida Pedro Friggi com a rua Peônias vai trazer melhorias na fluidez e mais segurança para quem utiliza o local. Para a realização das obras serão disponibilizados pela Caixa R$ 270.476,19. A contrapartida do município será de R$ 2.732,08.

Para quem escolhe se deslocar de bicicleta pelo bairro Chácaras Reunidas, na região sul, a novidade será a ampliação e melhoria do sistema cicloviário, com a implantação de ciclofaixas, ciclovias, passeios compartilhados (pedestre e ciclista), bem como rotas sinalizadas, somando aproximadamente 15 quilômetros de faixas destinadas aos ciclistas. As obras transformarão o Chácaras Reunidas no primeiro bairro ciclável de São José dos Campos. Para viabilizar as melhorias, o município receberá um investimento na ordem de R$ 222.857,14 e vai arcar com mais R$ 44.571,42.

No que se refere à ligação entre bairros, a construção da ponte entre a avenida dos Evangélicos, no Campo dos Alemães e avenida Salinas, no Bosque dos Eucaliptos, ambas na região sul, vai beneficiar e facilitar o acesso aos bairros da região como Parque dos Ipês, Jardim Del Rey, Dom Pedro II, entre outros. Para esta obra, o repasse será de R$ 2.331.835,25, com contrapartida municipal de R$ 186.546,82.

Emendas

Os contratos com a Caixa foram viabilizados por meio da inscrição dos projetos em emendas parlamentares que preveem obras de planejamento urbano e mobilidade urbana e trânsito. Todas têm vigência até o ano de 2023.