Licitação para o Arco da Inovação garante economia de R$ 16,1 mi
Atualizado em 25/05/2018 - 18:47
Licitação Arco da Inovação.
Prefeitura de São José, a partir de agora, vai avaliar a legalidade da documentação e a capacidade técnica das empresas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Dois consórcios e uma empresa participaram nesta sexta-feira (25) da Licitação Pública Nacional para as obras do Arco da Inovação, ponte estaiada para desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento de São José dos Campos. A menor proposta, de R$ 46,8 milhões, foi apresentada pelo Consórcio Paulitec-Cidade. O lance representa uma economia de R$ 16,1 milhões em relação ao valor previsto em edital, que era de R$ 62,9 milhões (25,5%).

O consórcio Contern-Traçado (proposta de R$ 48,7 milhões) e a construtora Queiroz Galvão S/A (R$ 48,5 milhões) foram os outros participantes do certame, realizado no Paço Municipal.

A Prefeitura de São José, a partir de agora, vai avaliar a legalidade da documentação e a capacidade técnica das empresas.

A ponte, entre as avenidas São João e Jorge Zarur, será financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão de entrega é de 14 meses a partir do início da construção.

Diariamente, 180 mil veículos passam pelo trecho com destino a todas as regiões da cidade. São 13 mil automóveis apenas nos horários de pico. O local também é um importante corredor de transporte público, por onde circulam 18 linhas e 60 mil trabalhadores em 1.246 viagens.

A Ponte

O Arco da Inovação foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, considerado o ‘pai das pontes estaiadas’.

Premiado internacionalmente por seus cálculos em curva, também foi o responsável pela ponte Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo.

Em São José, Catão deixa novamente a sua marca. O Arco da Inovação será única ponte do Brasil em arco e curva.

O projeto prevê que, sob a ponte na rotatória do Colinas, sejam construídos dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”.

O viaduto inferior terá 267 metros de comprimento e o superior, 349 metros. O mastro central terá 100 metros de altura.

Economia nas licitações

A Prefeitura de São José obteve economia total de R$ 59,2 milhões nos processos de licitação das obras da construção e supervisão do novo sistema viário da Via Cambuí, eixo de integração entre as regiões sudeste e leste; das obras antienchente no Jardim Augusta; e da pavimentação do Jardim Primavera 1A e 1B.

 

Economia Via Cambuí = R$51 mi (inicial: R$141,4 milhões / contratada: R$90,4 milhões)

Economia Supervisão da Via Cambuí = R$2,4 mi (inicial: R$8,2 milhões / contratada: R$5,8 milhões)

Economia Jardim Augusta = R$4,5 mi (inicial: R$12,8 milhões / contratada: R$8,3 milhões)

Economia Jardim Primavera = R$1,3 mi (inicial: R$ 5,1 milhões / contratada: R$3,8 milhões)

Economia total = R$ 59,2 mi


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