Professores de Educação Física recebem formação continuada
Atualizado em 24/05/2018 - 10:58
Professores de Educação Física recebem formação continuada
Professores de Educação Física como o Valério, da Emef. Profº Possidônio José de Freitas e seu aluno, Andrey Santana, participaram da formação continuada em parceria com o Instituto Esporte & Educação, representado por Cibele Borges - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, através da Secretaria de Educação e Cidadania, deu início nesta semana a mais uma formação continuada de professores de Educação Física da rede de ensino municipal. Desta vez, a formação beneficiou um grupo com mais de 98 professores, além de gestores e alunos representantes das escolas. Os encontros de capacitação foram realizados no Centro de Formação do Educador (Cefe), com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de atividades educativas junto aos alunos do ensino fundamental durante a prática de esportes.

A ação é realizada desde o ano passado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Monsanto do Brasil, que está viabilizando a formação com profissionais do Instituto Esporte & Educação. O Instituto trabalha na formação de professores e no atendimento direto às crianças e aos adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas.

“No primeiro ano fizemos uma formação com os professores de Educação Física, discutindo métodos de se trabalhar com o esporte no ambiente escolar. A ideia é envolver outros atores, como os orientadores educacionais, vice-diretores, professores de Educação Física e um aluno por escola, para discutirmos sobre o movimento dentro da escola”, explicou Cibele Borges, subcoordenadora pedagógica do Instituto Esporte & Educação.

Este ano, além das formações, a parceria prevê um programa para trabalhar a liderança e o protagonismo com alunos dentro das unidades escolares, com apoio dos professores e orientadores escolares. “A ideia é a gente fazer essa integração com a Secretaria de Educação e Cidadania e fortalecer o trabalho que já é feito dentro das escolas pelos professores e gestores”, reforçou Cibele.

Outros quatro encontros estão previstos para acontecer durante o ano. A formação é dividida em aulas teóricas e práticas para professores de todas as escolas de ensino fundamental.

“Para mim, fica como mensagem importante desta formação a valorização do movimento, precisamos do corpo saudável para ficarmos bem e podermos pensar melhor também. A formação foi boa e trouxe atividades diferentes, nos dá ideias de formas de enriquecer nossas aulas na escola”, contou Valério Pereira do Nascimento, professor de Educação Física na Emef Profº Possidônio José de Freitas, no Galo Branco (região leste).

O Andrey Santana, de 14 anos, é aluno do 9º ano na Emef Profº Possidônio José de Freitas e participou da formação junto com a equipe da escola nesta quarta-feira (23). O estudante, que adora basquete e as aulas de Educação Física, resumiu bem a lição que escutou hoje: “É importante praticarmos bastante esporte e nos preocuparmos com o bem-estar corporal sempre”.

Sobre o Instituto Esporte & Educação

Criado em março de 2011, o Instituto Esporte & Educação (IEE) desde o início se caracterizou por atuar em duas frentes: o atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas e a formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.

O Instituto coordena uma série de núcleos em parceria com diversas entidades, entre escolas, associações comunitárias, prefeitura e outros. O funcionamento desses núcleos se baseia, primeiramente, na Formação Continuada em Serviço de professores e estagiários, aplicando os conceitos do esporte educacional na prática do atendimento diário das crianças, adolescentes e comunidades.

O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef.