Prefeitura intensifica ações para aumentar cobertura vacinal em crianças
Atualizado em 24/05/2018 - 17:47
Vacinação H1N1   UBS Jd Paulista 24 04 2018
A vacinação contra a Influenza atingiu 60,57% do público alvo, mas a imunização das crianças ainda é baixa - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura promoverá uma força-tarefa até o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, dia 1º de junho, para tentar aumentar a cobertura vacinal em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Até o momento, em São José dos Campos, apenas 10.896 crianças desta faixa etária foram imunizadas, de uma população estimada de 39.400 – 27,64% do público-alvo.

A Central 156 enviará SMS para os pais de crianças desta faixa etária que ainda não foram imunizadas, cadastrados nas unidades básicas de saúde, alertando sobre a reta final da campanha e a importância da vacinação.

As próprias UBS’s, nos atendimentos de rotina e nas salas de espera, estarão reforçando as informações, tirando dúvidas, distribuindo folhetos explicativos e conscientizando os pais a levarem seus filhos para se vacinar.

A cobertura vacinal das crianças é a mais baixa de todos os grupos prioritários da campanha. Considerando todos os grupos, a cobertura atingiu nesta quinta-feira (24), em São José dos Campos, 60,57% do público-alvo – 84.555 pessoas imunizadas, para uma população estimada de 139.604 pessoas.

Como ocorre todos os anos, o grupo de idosos lidera o ranking de cobertura vacinal e já está bem próximo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde: 88,84% (56.264 vacinados). As gestantes estão com cobertura de 34,66% (2.470 doses aplicadas); os trabalhadores da saúde, 51,97% (10.957 vacinados); as puérperas, 55% (655) e os professores, 44,76% (3.313).

Também têm direito à vacina gratuita as pessoas privadas de liberdade, os trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medida socioeducativa e pessoas com doenças crônicas.

A vacinação ocorre nas unidades básicas de saúde das 8h às 17h. O Ministério da Saúde ainda não confirmou a prorrogação da campanha, mas a Vigilância Epidemiológica já trabalha com essa perspectiva, como ocorreu nos anos anteriores.

A doença

Um novo balanço divulgado nesta quinta-feira (24) pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura indica que, desde o início do ano, houve 85 notificações de influenza em São José dos Campos, com 3 casos de H3 Sazonal confirmados sem gravidade, 1 caso de parainfluenza 3 e nenhum óbito. Do total de notificações, 41 exames foram negativos e 41 aguardam resultado.