‘Museu Vivo’ deste domingo tem doce de leite, figuras de barro e música de viola
Atualizado em 24/05/2018 - 14:57
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Zé da Viola é um dos participantes do Programa Museu Vivo deste domingo, no Museu do Folclore - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realiza neste domingo (27) mais uma edição do Programa Museu Vivo, reunindo três detentores da cultura popular nas áreas de artesanato, culinária e música. A atividade acontece na área externa do museu, entre 14h e 17h, e é aberta ao público. A exposição de longa duração do museu também pode ser visitada neste horário.

Na área do artesanato, quem mostrará seu saber é a joseense Tina Lemos, artesã e figureira há mais de 17 anos. Ela é integrante do Projeto Santo de Casa, de São José dos Campos, que visa apoiar e difundir o artesanato de figuras de barro. Tina é autodidata e desde criança retrata figuras de barro, tendo vivenciado na região onde nasceu os traços da cultura piraquara e a tradição rural caipira.

Os saberes da culinária serão demonstrados, mais uma vez, pela mineira Sofia de Faria Ramos, que neste domingo fará um doce de leite que aprendeu com sua mãe e suas avós. Ela conta que sua mãe cozinhava muito bem e foi com ela que também aprendeu a costurar e bordar. “Minha mãe sabia fazer outros doces e pratos, como arroz doce, biscoito de polvilho, cuscuz, broa e doce de abóbora”.

A música ficará por conta do conhecido Zé da Viola, joseense que aprendeu a tocar viola com oito anos de idade, observando seu pai manusear o instrumento nos grupos de Folia de Reis, Catira e Dança de São Gonçalo. Aos 16 anos deixou a roça e foi morar na Vila Sinhá, região norte de São José, quando conheceu as notas musicais. Logo passou a compor as próprias músicas e hoje é orientador de oficina de viola na Fundação Cultural.

O Museu do Folclore tem sua gestão compartilhada com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sim fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo