Exposição do Plano Diretor chama a atenção de estudantes
Atualizado em 24/05/2018 - 14:48
Exposição Plano Diretor Unip
Os painéis estão dispostos na praça de alimentação da universidade, por onde circulam cerca de 10 mil estudantes diariamente - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A exposição itinerante do Plano Diretor de São José dos Campos, recebida pela Unip (Universidade Paulista), está chamando a atenção dos universitários para o processo de construção do principal instrumento de planejamento urbano da cidade.

Os painéis, que apresentam as propostas de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do município e à melhoria da qualidade de vida da população, estão dispostos na praça de alimentação da universidade, por onde circulam cerca de 10 mil estudantes diariamente.

“Acho bem bacana a exposição. Se a galera ver e prestar atenção perceberá o quão importante é o Plano Diretor e que começa ali todo o pensamento da cidade. A população tem que participar das discussões, dizer o que está acontecendo na sua região, os problemas, o que melhorou e piorou com o tempo, e está é a chance de fazer com que as coisas melhorem”, disse o aluno Allan França, 24 anos, do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo.

Outro motivo de admiração para os alunos é ver o trabalho do arquiteto de urbanista Gilberto Alves da Cunha, que assina os desenhos artísticos da exposição e leciona na universidade. “É algo que surpreende porque a gente acaba encarando o professor só na sala de aula, pela vida acadêmica, e quando ele apresenta os trabalhos dele, vemos que realmente ele exerce aquilo que está ensinando”, destacou o aluno Gabriel Henrique, 21 anos, também do 7º semestre de Arquitetura.

“Estamos aprendendo a desenhar com ele aqui na faculdade. Os desenhos estão muito legais, são eles que cativam e chamam a atenção das pessoas para se aproximarem dos painéis. Os desenhos são uma forma de transmitir um conceito e estão muito expressivos”, completou Allan.

A exposição traz mapas, textos e ilustrações em aquarela retratam paisagens da cidade em cenários futuros vislumbrados no Plano Diretor, elaborados por Cunha, que atuou por mais de 30 anos no Departamento de Planejamento Urbano da Prefeitura de São José dos Campos

“Foi muito oportuno participar do projeto nesse momento de buscar novas perspectivas para a cidade. Apesar de ter me aposentado da Prefeitura, o pensar a cidade está muito presente no meu trabalho, por meio do exercício acadêmico. O nosso papel enquanto professor é aproximar os jovens da realidade da cidade e dos problemas comuns, considerando temas essenciais como o desenvolvimento social”, afirmou o arquiteto.

“É uma oportunidade única receber uma discussão tão importante que decidirá o rumo da cidade e ter o olhar dos jovens. É importante que os gestores públicos levem em consideração essa visão contemporânea dos problemas que a cidade vivencia com a possibilidade de soluções mais humanitárias, diversificadas e sobretudo com qualidade de vida, pensando no coletivo”, disse a professora doutora Dilene Zaparoli, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para a coordenadora, a iniciativa da Prefeitura também demonstra a abertura para o diálogo com a comunidade. “Por meio da exposição, a Prefeitura dá a oportunidade de levar o tema de uma forma simples e palpável a diversos lugares, atingindo pessoas que talvez nem saibam o que é esse instrumento legal e os benefícios que pode trazer à toda a sociedade”.

A exposição “Plano Diretor – Cidade para Todos”, já passou pelo CenterVale Shopping e fica na Unip até esta sexta-feira (25). A mostra passará por outros espaços públicos até a conclusão da elaboração do Plano Diretor, envolvendo a sociedade no debate. Outras instituições interessadas em receber a exposição podem fazer contato pelo telefone 3947-8504.

As diretrizes de desenvolvimento sustentável devem ser resultado da ampla participação social, refletindo a gestão democrática da cidade, por isso o processo de construção do Plano Diretor contempla diversas etapas de mobilização social e de discussões públicas.

Participação Social

Na última semana foi concluída a série de 10 encontros de fóruns regionais, onde a população teve a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre as propostas, esclarecer dúvidas e dar sua opinião. A Prefeitura iniciou a compilação de todas as contribuições e o próximo passo será a realização do fórum final previsto para o final de junho, seguindo o cronograma para elaboração do Plano Diretor.

Todas as propostas do Plano Diretor foram elaboradas a partir da análise dos problemas, oportunidades e prioridades apresentadas durante as oficinas comunitárias, que geraram o diagnóstico do município, e visam atender as demandas e expectativas da população.

A população pode ter acesso às propostas, estudos, mapas e relatórios produzidos, assim como materiais educativos e de comunicação no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br).

A Prefeitura também disponibilizou uma cartilha sobre as propostas do Plano Diretor que estão sendo debatidas com a sociedade. A cartilha está disponível no site do Plano Diretor e também conta com a versão impressa.

Plano Diretor

O Plano Diretor (lei complementar municipal 306/2006) organiza o desenvolvimento e funcionamento do município. Vale para toda a cidade, zona urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o estatuto da cidade (Lei Federal 10.257/2001). Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista a melhoria das condições de vida da população.