Estratégia Saúde da Família é aprovada por mais de 80% dos pacientes
Atualizado em 24/05/2018 - 16:25
Inauguração da nova Ubs Resolve Novo Horizonte
Três unidades avançadas vinculadas à UBS do Novo Horizonte contam com equipes da Estratégia Saúde da Família - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa Estratégia Saúde da Família, modelo assistencial da atenção básica, tem a aprovação de 83,6% dos usuários atendidos em São José dos Campos. É o que revelou uma pesquisa encomendada pela Prefeitura ao Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento).

As entrevistas foram realizadas no período de 6 de fevereiro a 12 de abril deste ano junto a pacientes que receberam a visita das equipes no período de 1º de julho de 2017 a 31 de dezembro de 2017. O objetivo foi coletar informações sobre a qualidade do atendimento.

Foram contatados 1.670 pacientes e/ou seu responsável com sucesso, sendo 1.461 pertencentes a amostra desejada para avaliação do atendimento. O resultado revelou que 434 pacientes classificaram o atendimento como ótimo (29,7%); 788 como bom (53,9%), 87 como ruim (6,6%), 34 como péssimo (2,3%) e 108 não souberam responder (7,4%).

O nível de confiança da pesquisa é estimado em 95%, com margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Por meio de um questionário, a pesquisa levantou informações sobre a unidade básica de saúde de referência do paciente, sexo e faixa etária dos usuários, avaliação do atendimento; conhecimento dos profissionais que trabalham na equipe, frequência de visitas, entre outras.

Atendimento especial a quase 30 mil pessoas

A Estratégia Saúde da Família se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde.

Hoje, a Prefeitura mantém equipes do programa em 13 unidades básicas de saúde: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São José II, Parque Interlagos, Parque Novo Horizonte, Putim, São Francisco Xavier e Vila Paiva, por meio das unidades avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

Atualmente, 29.287 usuários estão cadastrados junto a essas unidades, recebendo acompanhamento regular pelas equipes do programa.