Mestre da Cultura Viva lança autobiografia com apoio da FCCR
Atualizado em 23/05/2018 - 17:50
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Luiz Marinho, aos 80 anos, lança livro que conta a história da sua família e da região - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o metalúrgico aposentado Luiz Marinho Ramos Filho, de 80 anos, lança sábado (26), às 15h, o livro autobiográfico ‘Filhos da Mantiqueira’. Luiz foi orientador da oficina de luteria (confecção de instrumentos musicais) na Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro (região leste), onde acontece o lançamento. Ele também foi premiado em 2014, pela Fundação Cultural, com o título de Mestre da Cultura Viva.

O livro conta a história da família de Luiz Marinho, que é mineiro, e começou a ser escrito por ele aos 75 anos. A obra só finalizada no ano passado e impressa no início deste ano. “Eu comecei a escrever para homenagear minha família e o resultado acabou em um livro. Pesquisei a origem e levantei dados de aproximadamente 130 parentes”, contou.

Além da história dos familiares, a obra também traz informações sobre a Revolução de 1932 e o desenvolvimento econômico do Vale do Paraíba e até do país, sob a ótica de Luiz Marinho. “Conforme fui levantando as informações sobre minha família, percebi que elas se conectavam com a história e o desenvolvimento da região”, afirmou o autor.

Casa de Cultura Chico Triste

Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro