Defesa Civil faz 35 anos em SJC com investimentos e mais voluntários
Atualizado em 23/05/2018 - 18:13
Aniversário 35 Anos Defesa Civil 23 05 2018
Evento, realizado no Centro de Formação do Educador, teve exposição de entidades parceiras - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos realizou, na manhã desta quarta-feira (23), no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, evento em comemoração aos 35 anos de sua criação no município. Entre outros convidados, esteve presente a coordenadora estadual da instituição, coronel Helena dos Santos Reis.

Reestruturado desde o início do ano passado, desde então o órgão teve a frota renovada, além de ter recebido equipamentos e uniformes novos. A sede, localizada na região leste da cidade, também foi reformada.

Em setembro, a Prefeitura criou um núcleo comunitário no distrito de São Francisco Xavier com o objetivo de reativar o Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) na região.

Outro ponto positivo da Defesa Civil em 2017 foi a realização, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, da Oficina de Verão, atividade de treinamento que reuniu equipes de 37 municípios da região e de mais quatro municípios convidados de outras regiões do estado. O oficina, que serviu como preparação para a Operação Chuvas de Verão, foi organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio da Prefeitura.

A Defesa Civil conta hoje com 17 pessoas em sua equipe fixa e 125 voluntários treinados, sendo 100 na sede do município e 25 no distrito de São Francisco Xavier.

Exposição

A solenidade desta quarta-feira contou com convidados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), além de autoridades municipais.

Foram prestadas diversas homenagens aos parceiros da instituição. Um dos homenageados foi o criador da Defesa Civil no município, Daniel Teixeira.

Após a solenidade no auditório do Cefe, em que foi exibido um vídeo institucional contando a história do órgão, os convidados percorreram exposição com estandes de entidades parceiras e da própria Defesa Civil.

Exibiram suas atividades a Associação dos Radioamadores Voluntários da Defesa Civil (Aravodec), Jeep Clube Comando da Mantiqueira, Cruz Vermelha Brasileira, Canibais Moto Clube, Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva e Grupo Escoteiro Cassiano Ricardo.