Defesa Civil de São José se prepara para período de estiagem
Atualizado em 23/05/2018 - 18:21
Oficina Defesa Civil Campos de Jordão
Equipes de agentes de Defesa Civil durante aula prática em Campos do Jordão - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Uma equipe da Defesa Civil de São José dos Campos participou na última terça-feira (22), em Campos do Jordão, da Oficina Preparatória de Estiagem. A atividade foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Conduzida por soldados do Corpo de Bombeiros e técnicos da Casa Militar, a oficina serviu para atualizar o treinamento de agentes e voluntários que irão atuar no período seco do ano.

Representantes de 27 municípios participaram do evento, que constou de teoria e prática. A parte teórica envolveu orientação para o combate a queimadas e cuidados para evitar a propagação de fogo por meio dos chamados fogos controlados e pela prática de atirar pontas de cigarro na vegetação. A aula teórica mostrou como combater fogo em mato.

Enquanto isso, os coordenadores municipais de Defesa Civil receberam instruções sobre a documentação administrativa da Operação de Estiagem.

A participação da equipe de São José dos Campos, formada por quatro agentes e pelo coordenador municipal de Defesa Civil, dará direito ao recebimento de um kit de equipamentos de combate a fogo distribuído pelo Governo do Estado.

A próxima etapa será a realização de um oficina em nível municipal, orientada pelo Corpo de Bombeiros, para habilitar os demais funcionários do órgão e voluntários.

A Operação Estiagem será iniciada no próximo dia 29 de maio e seguirá até outubro.