300 educadores participam de Seminário de Educação Especial nesta quinta
Atualizado em 23/05/2018 - 18:51
Seminário de educação inclusiva
O Seminário de Educação Especial é parte das ações do programa Educação Continuada, que tem por objetivo a capacitação dos professores  - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta quinta-feira (24), o Centro de Formação do Educador (Cefe) recebe o Seminário de Educação Especial destinado a educadores e gestores da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Cerca de 300 profissionais estarão reunidos para participar de palestras nos períodos da manhã e da tarde, com diversos especialistas da Educação Especial. O seminário é parte do programa Educação Continuada da Secretaria de Educação e Cidadania, que tem por objetivo a capacitação dos professores visando o aprimoramento da prática pedagógica. 

Os professores e orientadores poderão utilizar o conhecimento adquirido no seminário na rotina das escolas. Atualmente, a rede conta com cerca de 950 estudantes com dificuldades acentuadas e pontuais no aprendizado e também com alunos com deficiências, que somam cerca de 760.

No evento, os assuntos a serem abordados serão políticas públicas, atuação do psicopedagogo e intérprete de libras nas salas de aula, a inserção desses alunos no contexto escolar, entre outros. Durante a manhã, a abertura do seminário será às 8h e as palestras acontecerão até as 10h30. No período da tarde, as atividades começam às 14h e se estenderão até as 16h30. O Cefe fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana, na região norte. 

Entre os profissionais convidados pela Secretaria de Educação e Cidadania estão educadores, pedagogos, psicopedagogos e pesquisadores. Eles são: Débora Deliberato, Pós-doutora em Educação; Ana Cristina Dias Rocha Lima, pedagoga e pesquisadora e Pós-graduada em Psicopedagogia e Comportamento Aplicado ao Autismo; Claudia Regina Vieira, Doutora em Educação Especial; Delcimar de Oliveira Cunha, graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, Mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação e Maly Magalhães Freitas, Doutoranda no programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência e Mestre em Educação.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×