Prefeitura faz “Campanha dos 3 Bichos” em 3 escolas municipais
Atualizado em 22/05/2018 - 18:32
Saúde
Saúde - Foto: PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a Campanha Nacional de Diagnóstico e Prevenção das Doenças Negligenciadas, conhecida como “Campanha dos 3 Bichos”, do Ministério da Saúde. O objetivo é realizar uma busca ativa nas escolas e identificar casos precoces de Hanseníase em crianças, eliminar o Tracoma como causa de cegueira e reduzir drasticamente a carga de Verminoses (Geohelmintíase).

As escolas escolhidas para a campanha são a Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares (região Sudeste); Emef Emanuel Antonio dos Santos, no Santa Inês II (região Leste); e Emef Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães (região Sul).

A meta da campanha, que começou no dia 12 de maio e prossegue até 30 de junho, é examinar 3.000 crianças de 5 a 14 anos, nas três unidades educacionais. O trabalho está sendo desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Até o momento já foram realizadas quatro visitas. A próxima será nesta sexta-feira (25), na escola do Pinheirinho.

O tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não tratada, pode causar cegueira. A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que atinge a pele e os nervos. Após a inspeção dos olhos e da pele das crianças, os casos suspeitos são encaminhados para o médico especialista da rede de saúde para tratamento imediato.

Já as verminoses são causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo, podendo causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais.

Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento. Todas as crianças das escolas, após a anuência dos pais, deverão tomar um medicamento em dose única utilizado no tratamento de verminoses (Albendazol), disponibilizado pelo Ministério da Saúde durante a campanha.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde