Pedestres ganham mais segurança em estrada do Bom Retiro
Atualizado em 22/05/2018 - 18:14
Construção de passarela na Estrada Municipal Nélson Tavares da Silva, que dá acesso ao Bairrinho e ao Bom Retiro 22 05 2018
Passarela na estrada do Bom Retiro, na região leste, vai garantir mais segurança para os pedestres - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou na última segunda-feira (21) a construção de uma passarela de estrutura metálica na Estrada Municipal Nélson Tavares da Silva (mais conhecida como Estrada do Bom Retiro), que liga o Parque Novo Horizonte ao Bom Retiro e ao Bairrinho, na zona leste.

O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que o trabalho seja concluído até o próximo sábado (26). A última etapa será a implantação de guarda-corpo.

A melhoria vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas que moram ou transitam por esta região e ajudará a evitar atropelamentos na estrada, que tem 6,5 quilômetros de extensão e é corredor de ônibus, recebendo grande fluxo de veículos diariamente.

Do lado oposto ao que está sendo implantada a passarela já existe uma calçada.

A passarela terá 12 metros de extensão e 1,20 metro de largura e está sendo construída no trecho sobre o córrego do Bairrinho, um dos afluentes do córrego Pararangaba.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em 2017, foi realizada a recuperação das cabeceiras e melhorada a estrutura de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

Os serviços mais recentes foram executados na zona sul, com a recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, e as melhorias na ponte do Torrão de Ouro, que ganhou tubulações de concreto, mão dupla e calçada para pedestres.