Comunidade aprova mutirão de serviços da Fundhas
Atualizado em 22/05/2018 - 18:50
Mutirão de serviços sociais Petrobras
Moradores da região leste aproveitaram os serviços gratuitos para cuidar da beleza - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Esta terça-feira (22), foi um dia especial para 240 moradores dos bairros Campos de São José, Jardim Mariana I e II, Vila Monterrey, Pousada do Vale, Serrote, Cajuru, Santa Cecilia I e II, Jardim Helena e Vila das Acácias, na região leste de São José dos Campos. Eles participaram de um mutirão realizado pela unidade Petrobras, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em parceria com outros órgãos públicos e empresas parceiras.
As salas de aula se transformaram em postos de serviços e muita gente aproveitou para atualizar o currículo cuidar da saúde e do visual. E não faltou programação para a criançada.
Fernanda Aparecida de Paula, 40 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o currículo do filho. Para ela, levar o serviço para perto da comunidade traz facilidade e economia. “Eu precisava deste serviço, mas já teria de gastar o dinheiro do ônibus ou pagar para alguém fazer. Por isso, achei muito bom porque acaba sendo uma boa oportunidade para todos”, disse.

Quem também aproveitou para atualizar o currículo foi Rosilene dos Santos Rodrigues, 49 anos. “Cada vez mais as empresas procuram por pessoas com currículos atualizados, com menos dados e mais qualificações”, afirmou ela que também aproveitou a ação para aferir a pressão arterial e ver se estava tudo certo com o índice glicêmico. “Ter a oportunidade de fazer várias coisas em um só lugar foi ótimo para mim”.

O Cras (Centro de Referência da Assistência Social) fez a atualização e cadastro do programa Bolsa Família e profissionais (médicos residentes) da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e alunos de uma universidade realizaram aferição de pressão arterial, controle de glicemia e medição de IMC (índice de massa corporal).
Gilmar Sebastião da Silva, 49 anos, resolveu dar uma atenção especial à saúde. Ele verificou a pressão arterial, fez exame de glicemia e mediu sua massa corpórea (IMC). “Eu gostei do movimento porque tenho pressão alta e já pude ver se tava tudo certinho aqui, de uma vez só”, disse.
Um espaço bastante disputado foi o salão de beleza montado por uma empresa parceira que ofereceu serviços de cortes de cabelos masculino e feminino, hidratação, tintura e escova. Além desses serviços, teve oficinas de dança, aquecimento e alongamento, pinturas de unhas, confecção de artesanato com a utilização de materiais recicláveis e estamparia em camisetas.

Foi a filha de Carlos Alberto de Jesus leite, 34 anos, que pediu para que ele fosse tentar uma vaga para ela na Fundhas, no setor de Triagem, disponibilizado para atender no mutirão realizado nesta terça. “O atendimento foi bem rápido e eu tenho esperança de conseguir a vaga para minha filha participar do projeto que as amigas delas falam tão bem”, afirmou.

Enquanto o filho Eric Gomes, 9 anos, participava das brincadeiras e cortava o cabelo, Rosineide Gomes realizou cadastro do Bolsa Família, inscreveu mais uma filha na Fundhas e fez o seu currículo. “Eu tô achando muito boa essa ação porque é uma praticidade pra comunidade que não precisa gastar, nem sair do bairro pra fazer esses serviços”.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×