Motos e bicicletas elétricas iniciam testes em três parques municipais
21/05/2018 - 15:27
Teste Motos Elétricas e Bicicletas no Parque da Cidade 21 05 2018
Os testes começaram nesta segunda-feira (21) e deverão durar um mês - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Começaram a ser testadas, na manhã desta segunda-feira (21), duas motocicletas e duas bicicletas elétricas para o serviço de vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM) em três parques públicos de São José dos Campos.

Os testes durarão um mês e serão feitos nos parques da Cidade, Alberto Simões e Ribeirão Vermelho. Os equipamentos também serão avaliados em ruas do centro comercial da cidade.

As motos e bicicletas irão se somar aos 30 carros que estarão em operação no início do mês de julho, formando a maior frota de segurança do Ocidente a empregar veículos elétricos. Com as motos e bicicletas, toda a frota de veículos leves da GCM será movida a eletricidade. 

Vantagens

A maior vantagem dos novos veículos nas rondas em parques municipais é a substituição dos veículos de quatro rodas, que são muito grandes para uso em áreas restritas, enquanto as motos e bicicletas elétricas, mais versáteis, cumprirão a mesma finalidade sem danificar áreas gramadas, sem ruídos e sem emissão de gases.

As motocicletas têm autonomia de 40 quilômetros e as bicicletas, de 30. O tempo de recarga das baterias varia entre três e quatro horas, com a vantagem de poder ser feita em tomadas comuns.

Outra qualidade dos veículos elétricos é o fator-surpresa. Como os veículos não emitem ruído, as rondas poderão surpreender a prática de irregularidades e delitos antes que os autores sejam alertados.

As motos e bicicletas que estão sendo testadas foram oferecidas pela empresa Wind, que tem sede em São José dos Campos. A empresa informou que os componentes dos veículos são produzidos na China e em outros países asiáticos, com linha de montagem no município. Também está previsto um processo gradativo de substituição de itens importados por peças nacionais.

Caso os novos veículos sejam aprovados nos testes, a próxima fase do processo será a abertura de processo licitatório e a incorporação à frota da GCM.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão