Maio Amarelo leva exposição sobre trânsito a shopping de SJC
21/05/2018 - 09:59
Mobilidade Urbana
Exposição no Vale Sul Shopping terá simuladores de embriaguez, ultrapassagem perigosa, entre outras - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realiza a exposição #NósSomosOTrânsito, das 10h às 22h no Vale Sul Shopping, de segunda (21) a quarta-feira (23). Quem passar pela loja instalada no piso 1, vai poder experimentar, por meio de simuladores, situações de risco no trânsito como embriaguez, ultrapassagem perigosa, entre outras.

Outro atrativo da mostra é a exposição de uniformes e equipamentos do Corpo de Bombeiros e Trânsito.

Para as crianças, o local contará com a distribuição de gibis educativos sobre trânsito seguro.

O evento integra a programação do Maio Amarelo, onde aproximadamente 7.000 pessoas foram abordadas desde o início do mês.

Simuladores

Utilizando uma ferramenta tecnológica de educação no trânsito, os simuladores Rodovírtua consistem em óculos de realidade virtual “carregados” com vídeos 360 graus que simulam situações as quais o motorista está sujeito quando adota atitudes de risco ao volante. O Rodovírtua aborda a responsabilidade direta das pessoas nos acidentes.

A ferramenta foi desenvolvida pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Campanha

Além das atividades in loco promovidas pela Prefeitura, a campanha do Maio Amarelo também conta com postagens nas mídias sociais oficiais, frases educativas nos painéis localizados no Anel Viário e avenida Jorge Zarur, além da tradicional iluminação amarela instalada em prédios públicos como o Paço e a Câmara Municipal.

Maio Amarelo

As atividades do movimento Maio Amarelo trazem o tema #NósSomosOTrânsito, instituído pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para as ações de conscientização realizadas no país durante este ano.

Por meio da ação global, que atualmente conta com a participação de mais de 30 países, o movimento busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e que possam provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana