Defesa Civil realiza evento dos 35 anos de criação em SJC nesta quarta
21/05/2018 - 16:06
Palestra
A estrutura da Defesa Civil de São José dos Campos é considerada modelo para o Estado de São Paulo e Vale do Paraíba - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Nesta quarta-feira (23), a Defesa Civil de São José dos Campos realiza o evento dos 35 anos de sua criação. A solenidade será realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, no Parque da Cidade (zona norte).

A programação prevê comemoração festiva, apresentação em vídeo das realizações da Defesa Civil e exposição dos veículos e equipamentos utilizados pela instituição para atuar em casos de desastres naturais com risco de vida para a população.

Modelo

A Defesa Civil do município faz parte da Defesa Civil estadual, que integra os órgãos de todos os municípios paulistas, formando uma rede ágil e preparada para atuar em desastres de grandes proporções.

A estrutura do órgão é mantida pela Prefeitura Municipal, mas ele também trabalha com recursos compartilhados de instituições, organizações, empresas e da comunidade.

Em casos de grandes proporções, atua em apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndios produzidos por queimadas em áreas de cobertura vegetal.

A estrutura da Defesa Civil de São José dos Campos é considerada modelo para o Estado de São Paulo e Vale do Paraíba.

Missão importante

A Defesa Civil é responsável por um conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências de desastres naturais ou provocados. Atende às populações atingidas preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.

Em São José dos Campos, a Defesa Civil foi criada em maio de 1983. Desde essa data, conta com equipes de servidores e voluntários treinadas para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

Voluntários

Os voluntários ajudam a ampliar a estrutura própria da Defesa Civil e são fundamentais para o sucesso das ações de prevenção e atendimentos em desastres.

Existem duas formas de participação dos voluntários. Uma delas é através dos Nupdecs, os Núcleos de Proteção e Defesa Civil. São grupos formados por moradores de bairros onde existem áreas de risco. Os voluntários recebem capacitação para auxiliar na ação preventiva nessas áreas.

Voluntários também são treinados para reforçar as equipes próprias da Defesa Civil no combate a queimadas, enchentes e outras calamidades que possam ocorrer no município.

 

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão