Campanha de vacinação contra a Influenza atinge 51% do grupo prioritário
Atualizado em 21/05/2018 - 18:11
Vacinação H1N1  Supermercado Coop Santana 12 05 2018
Campanha de vacinação contra a Influenza prossegue até o dia 1º de junho nas unidades básicas de saúde - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já atingiu uma cobertura de 51,6% do grupo prioritário em São José dos Campos – crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, idosos, trabalhadores de saúde e professores.

Até esta segunda-feira (21), foram vacinadas 72.051 pessoas deste grupo, de um total estimado pela Vigilância Epidemiológica do Estado de 139.604 joseeses. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco.

Também já foram vacinadas 14.480 pessoas com comorbidades (portadoras de doenças crônicas), que embora façam parte do grupo de risco, não entram nessa estatística de cobertura estabelecida pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Contando os dois grupos de risco, em toda a cidade foram vacinadas 86.531 pessoas.

A campanha prossegue em todas as unidades básicas de saúde do município das 8h às 17h, para todos os grupos de risco. Deve-se levar a carteira de vacinação, sobretudo as crianças.

Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.

A doença

Um novo balanço divulgado nesta semana pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura indica que, neste ano, houve 73 notificações de influenza em São José dos Campos, com 3 casos de H3 Sazonal confirmados sem gravidade, 1 caso de Parainfluenza 3 e nenhum óbito. Do total de notificações, 36 exames foram negativos e 33 aguardam resultado.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×