Vagas de emprego e qualificação profissional atraíram o público na 1ª Feira do Trabalho
Atualizado em 19/05/2018 - 19:49
1ª Feira do Empreendedorismo e Trabalho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-05-2018
O evento, realizado no Cefe, ofereceu aos visitantes um ambiente voltado ao mercado profissional - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Cerca de 4.000 pessoas participaram da 1ª Feira do Empreendedorismo e Trabalho, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos neste sábado (19). Com entrada gratuita, a Feira aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, e atraiu pessoas interessadas em conseguir uma vaga de emprego ou que buscavam qualificação profissional e orientação para o empreendedorismo.

Durante o evento, empresas de Recursos Humanos e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ofereceram aos visitantes a possibilidade de disputarem mais de 300 vagas de emprego, incluindo vagas para pessoas com deficiência (PCD), que preencham os pré-requisitos, e também para estagiários.

A Feira teve como objetivo oferecer aos visitantes um ambiente voltado ao mercado de trabalho com a captação e oferta de empregos, oportunidades para qualificação profissional, palestras, painéis e apoio ao pequeno empreendedor. No total, participam do evento 32 expositores do poder público e de instituições privadas.

Empreendedorismo

Atuais e futuros empreendedores puderam contar com a consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Pequeno Empreendedor), que participou do evento com uma unidade volante, além dos técnicos da Sala do Empreendedor, da Prefeitura, e da Associação dos Contadores.

Inclusive, para facilitar para o futuro empreendedor, a Sala do Empreendedor tem conseguido sucessivos recordes nacionais de eficiência na abertura de novas empresas, com menos de um dia. No ano passado, foram abertas cerca de 3.000 novas MEI´s (Microempresas Individuais) em São José dos Campos.

Catiane Maria Pinto visitou a Feira e se interessou pelo curso de Robótica, oferecido pelo Senai (Serviço Nacional da Indústria). “Quero se possível entrar nessa área, pois parece ser muito promissora”, disse.

Recém formado no curso superior de Administração, Lucas Lourenço Rocha está em busca do primeiro emprego. “Vim aqui em busca de oportunidade porque sei que preciso me capacitar ainda mais para disputar o mercado”, afirmou.

Camila Vieira terminou recentemente o ensino médio e também está em busca do primeiro emprego. “Espero que as palestras da Feira possam me indicar o carinho a seguir nessa fase”, disse.

A Feira do Empreendedorismo e Trabalho foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.