Prefeitura faz operações tapa-buraco em 28 km de vias com antipoeira
Atualizado em 18/05/2018 - 15:55
Tapa-buraco em vias com antipoeira de São Francisco Xavier 17 05 2018
Equipes realizam operação tapa-buraco em via com antipoeira em São Francisco Xavier - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população, a Prefeitura de São José dos Campos já realizou operações tapa-buraco em 28 km de vias com revestimento antipoeira em 11 bairros das regiões leste, norte, oeste e sudeste, e em estradas do distrito de São Francisco Xavier.

Este material foi aplicado pela Administração anterior em um total de 110 km de ruas, avenidas e estradas municipais.

Nesta última quinta-feira (17), as operações tapa-buraco foram executadas na Estrada Municipal Ezequiel Alves Graziano, no distrito de São Francisco Xavier. Anteriormente, já havia sido recuperada a Estrada dos Remédios. O mesmo trabalho foi feito na ruas 2 do Chácara Santa Helena, na zona leste.

Em 2017, foi aplicada fresa de asfalto doada pela concessionária NovaDutra na rua 1, que também tem antipoeira e é um dos corredores de ônibus do bairro.

Na última segunda-feira (14), foram contempladas ainda vias do bairro Águas de Canindú 1 e da Estrada do Bengalar, na zona norte, e do Jardim das Indústrias, na região oeste. Em 2017, já havia sido aplicada fresa de asfalto na Estrada Antenor Salles Vilela, principal acesso do Chácaras Havaí aos bairros Águas de Canindu 1 e Águas de Canindu 2.

Plano contingencial

O trabalho de recuperação, que teve início em fevereiro último, foi intensificado com ações semanais e integra a força-tarefa nos locais onde há necessidade mais urgente de reparos.

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

Balanço

Desde fevereiro último, as operações tapa-buraco foram realizadas em vias do Capuava (sudeste); Serrote, Majestic e Vila Araújo (leste); e Freitas, São João e Bengalar (norte).

No último dia 10, foi aplicada fresa de asfalto doada pela NovaDutra em um trecho de 300 metros da avenida Brasil, que é corredor de ônibus e uma das principais do bairro. Outro trecho de 200 metros receberá o mesmo material nos próximos dias, possivelmente ainda neste mês.

Processo

O revestimento de antipoeira foi executado pelo governo anterior no segundo semestre de 2016. Desde fevereiro de 2017, no início da atual Administração, a pavimentação tem apresentado falhas em pelo menos metade das vias onde foi aplicado este tipo de revestimento.

A empresa responsável foi notificada oito vezes pela Prefeitura para realizar os reparos no pavimento, já que ainda está no prazo da garantia da obra. Como não tomou providências, a Secretaria de Mobilidade Urbana instaurou um processo administrativo.