Pais e filhos participam de evento do Dia de Combate à Exploração Sexual
Atualizado em 18/05/2018 - 16:59
CMDCA 18 05 2018
Autoridades, instituições e munícipes estiveram presentes no evento, que contou com apresentação de teatro, palestra, mesa temática, debate e oficina para crianças e adolescentes - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, nesta sexta-feira (18), em São José dos Campos, um evento em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Autoridades, instituições e munícipes estiveram presentes prestigiando apresentação de teatro, palestra, mesa temática, debate e oficina para crianças e adolescentes.

“Esse evento é de extrema importância. São José está fazendo um belíssimo trabalho em relação ao enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil. A participação de todos é fundamental para que possamos ter mais dados para mapear a real situação da nossa região e Estado. É um problema que fica muitas vezes velado por questões culturais. Por isso, é necessário que esse tipo de debate continue. Não fique restrito apenas ao dia de hoje, mas que passe a fazer parte do nosso cotidiano”, afirmou o palestrante Robson Candiani, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na platéia, pais e filhos também marcaram presença, como a Loide Costa de Paula, 40 anos, moradora do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), mãe da Maísa, de 12 anos. “É importante trazer os filhos em debates como esse para que possam ouvir, de outras pessoas, mais sobre esse tema e assim ficarem em estado de alerta. A minha preocupação é que minha filha não vê maldade nas pessoas e isso me preocupa. Por isso, acho que o melhor caminho é a orientação e a maior participação em eventos como esse. Acho ainda que esses debates precisam ir para dentro das escolas também”.

Durante essa semana, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão também promoveu rodas de conversas nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) sobre a Campanha "Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", um encontro com diversos parceiros da rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual.