Banco de Leite participa de campanha que incentiva doações
Atualizado em 18/05/2018 - 18:37
Banco de Leite do HM   18 05 2018
O evento tem o objetivo de incentivar a arrecadação de frascos de vidro para o armazenamento de leite humano - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal participa da campanha “Aqui tem Vida”, promovida pelo CenterVale Shopping, que acontece a partir desta sexta-feira (18) até o dia 28 de maio. O evento tem o objetivo de incentivar a arrecadação de frascos de vidro para o armazenamento de leite humano. Os pontos de coleta ficarão disponíveis nos dois fraldários do centro de compras, localizados no térreo e no primeiro andar.

Neste período, qualquer pessoa pode realizar sua doação e ajudar a salvar vidas de milhares de recém-nascidos prematuros ou abaixo do peso. Basta doar recipientes de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese.

Além disso, a campanha promoverá um ciclo de palestras gratuitas abertas ao público a partir do domingo (20). Às 14h, o fraldário, localizado no primeiro andar, recebe Luciana Silvério, responsável técnica do Banco de Leite de São José dos Campos, que abordará o tema “Você Sabe a Importância do Banco de Leite Humano?”.

A campanha estimula, além da doação dos frascos, a doação do leite. Considerado o mais completo alimento para os recém-nascidos, o leite materno garante o desenvolvimento saudável e a proteção imunológica dos bebês até 2 anos de idade.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano da cidade realiza aproximadamente a distribuição de 78 litros de leite pasteurizado por mês, para bebês internados em unidades neonatais de São José dos Campos e municípios da região. Mensalmente, o banco armazena durante o mesmo período 58 litros de leite, vindos de aproximadamente 65 doadoras ativas.

Atualmente, só é possível atender esta demanda devido ao estoque de leite que o banco forma em períodos onde ocorre um maior número de doações.

Para doar é preciso estar amamentando e ter leite excedente, ou seja, a mãe precisa amamentar o seu bebê primeiro e, só depois, tirar o excedente para a doação. A doadora realiza uma série de exames para garantir que pode doar.

O banco de leite atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As interessadas em doar leite podem entrar em contato através do telefone (12) 3901-3507. O Hospital Municipal fica à rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industria, na região leste.

“Aqui tem Vida”

Palestra: Você sabe a importância do Banco de Leite Humano?

Data: 20 de maio, às 14h

Local: Fraldário do Piso Dutra

Roda de conversa: Fique por dentro do universo da amamentação e tire suas dúvidas?

Data: 25 de maio, às 19h

Local: Fraldário do Piso Dutra