São José dos Campos se prepara para atividades no Dia do Desafio
Atualizado em 17/05/2018 - 11:27
São José x Pasteur - Paulista de Rugby 2018
Em 2017, a Prefeitura promoveu o rapel no prédio do Paço como proposta de atividade aos servidores no Dia do Desafio - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos se mobilizará para uma disputa saudável em que o foco é o bem-estar no dia 30 de maio. Pela 22ª vez, a cidade vai participar do Dia do Desafio, evento mundial que mobilizou mais de 43 milhões de pessoas de 3.469 municípios em 2017.

Com coordenação do Sesc (Serviço Social do Comércio) e realização da Prefeitura, a proposta do Dia do Desafio é fazer com que os municípios participantes estimulem os cidadãos a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia 30. A competição começa a zero hora e termina às 21h do dia 30. Vence a cidade que registrar mais participações entre os habitantes.

Vencedora de 16 edições, São José terá como adversária neste ano o município de Caucaia, do Ceará, que tem pouco mais de 360 mil habitantes (IBGE/2017). O “duelo” foi definido em sorteio realizado no Sesc (serviço Social do Comércio) de Jundiaí, São Paulo.

A partir de deste ano, o desafio será trienal, ou seja, joseenses e caucaienses disputarão entre si até 2020. De acordo com a organização, o objetivo com o novo formato de disputa “é promover a competição, mas também, a cooperação”, fazendo com que “as cidades troquem experiências, se ajudem e inspirem mutuamente”.

Como participar
Para este ano, a Prefeitura organizará atividades gratuitas de mobilização e incentivo para os munícipes, incluindo uma edição especial do Conexão Juventude. A programação será divulgada pelo site da Administração.

Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.

Caso o munícipe pretenda organizar uma atividade em grupo, poderá cadastrar o evento na programação oficial da Prefeitura e computará pontos para a cidade. Mais informações podem ser obtidas por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, pelos seguintes telefones: 3932-8614 e 3932-8666.

O mundo se mexe
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

Em 2018, 14 países da América Latina entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras. O evento também tem apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.