Fiscalização de trânsito ganha reforço de 60 guardas municipais
Atualizado em 18/05/2018 - 14:26
GCM
Os guardas municipais passaram por uma fase final de treinamento para começarem a atuar no trânsito - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Mais 30 guardas civis municipais irão atuar na fiscalização de trânsito no município. O grupo passou por treinamento na terça (16) e quinta-feira (17), com duração de quatro horas, aplicado pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo do treinamento foi transmitir informações práticas para a atuação dos guardas no trânsito. Eles aprenderam sobre o preenchimento e processamento das autuações de trânsito, além de outros aspectos ligados ao trabalho nas ruas.

Esses 30 guardas se somam a um grupo de outros 30 que já estão fiscalizando o trânsito na cidade, totalizando 60 guardas municipais com essa qualificação.

O treinamento teve início no final do ano de 2015, quando os integrantes da GCM cumpriram uma carga de 120 horas de aulas sobre aspectos gerais da fiscalização de trânsito.

O primeiro grupo de 30 guardas, que está atuando na fiscalização de trânsito no primeiro quadrimestre deste ano, foi responsável por 1.565 autuações nesse período. As infrações mais cometidas foram avançar sinal vermelho, estacionar no passeio, estacionar em local proibido pela sinalização, não usar cinto de segurança, colocar som alto e usar o celular ao volante.

Após a publicação de portaria nomeando o novo grupo de GCM´s para essa tarefa, os guardas estarão autorizados a orientar, fiscalizar e aplicar multas referentes a todas as infrações de competência municipal contidas no Código de Trânsito, que abrangem infrações de solo e de circulação. As irregularidades na documentação e no estado do veículo são de competência estadual.