Feira do Trabalho orienta empreendedor e oferece mais de 300 vagas
Atualizado em 18/05/2018 - 18:06
Montagem da Feira do Trabalho 16 05 2018
O evento é gratuito, aberto aos diversos públicos e acontecerá no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A 1ª Feira do Empreendedorismo e Trabalho, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, deverá oferecer mais de 300 vagas de emprego neste sábado (19), das 9h às 18h. A oferta será de empresas de Recursos Humanos e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que terão estandes no evento. Dentre as vagas, também estão previstas oportunidades para pessoas com deficiência (PCD), que preencham os pré-requisitos, e também para os estagiários.

O evento é gratuito, aberto aos diversos públicos e acontecerá no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade. No total, estarão presentes ao evento 32 expositores do poder público e de instituições privadas.

A Feira tem como objetivo oferecer aos visitantes um ambiente voltado ao mercado de trabalho com a captação e oferta de empregos, oportunidades para qualificação profissional, palestras, painéis e apoio ao pequeno empreendedor.

Empreendedorismo

Para atender os atuais e futuros empreendedores, consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Pequeno Empreendedor) participarão do evento, além de técnicos da Sala do Empreendedor, da Prefeitura, e da Associação dos Contadores. Vale ressaltar que a Sala do Empreendedor tem conseguido sucessivos recordes nacionais de eficiência na abertura de novas empresas, com menos de um dia. No ano passado, foram abertas cerca de 3.000 novas MEI´s (Microempresas Individuais) em São José dos Campos.

Palestras

Durante a Feira também ocorrerão palestras e painéis de interesse do pequeno empreendedor. Somente as palestras e painéis necessitam de inscrição prévia por meio do site da Prefeitura ou pela Central 156. As demais atividades da Feira de Empreendedorismo e Trabalho não precisam de inscrições prévias.

Segundo a organização, o público estimado é de 5.000 participantes entre trabalhadores interessados na recolocação e qualificação profissional, empreendedores e jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado e também na condição de expositores.

A Feira do Empreendedorismo e Trabalho está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Painéis e palestras

Painéis

10h às 11h30 - Empreendedorismo: A importância do comportamento empreendedor no mundo do trabalho

13h30 às 15h - Empregabilidade: Os desafios da indústria 4.0

15h30 às 17h - Legislação: Modernização da lei trabalhista

Palestras

10h - Elaboração de currículo e entrevista de emprego – Senac

11h - Workshop de mídias digitais – Senac

12h - Expressão verbal: desinibição ao falar em público – Senac

13h - A importância da imagem pessoal no mercado de trabalho – Senac

14h30 - Fórmulas do sucesso

16h - Seja o empreendedor de sua carreira – Sesi

As inscrições para os painéis e palestras devem ser feitas pela Central 156 ou pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica.

Serviços públicos

Prefeitura de São José dos Campos

PAT itinerante: inscrição para vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego

Qualifica São José: cursos gratuitos de capacitação