Curso no Cras vai ensinar a preparar plantas comestíveis não convencionais
Atualizado em 17/05/2018 - 17:44
Cras Eugênio de Melo
Ainda é possível se inscrever nas unidades do Cras Anhembi (região sul), Centro ou Alto da Ponte (região norte) - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, vai promover a 1ª Oficina Panc de Iniciação Culinária, no Cras (Centro de Referências da Assistência Social) Eugênio de Melo, na próxima segunda-feira (21). Ao todo, serão quatro módulos a serem realizados em todas as unidades do Cras. Para esse primeiro módulo, ainda é possível se inscrever nas unidades do Anhembi (região sul), Centro ou Alto da Ponte (região norte).

As Panc´s (Plantas Comestíveis Não Convencionais) são alimentos que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo dessa oficina é ensinar as pessoas a identificar esses alimentos que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes, por meio de exemplares que serão apresentados para que todos possam, a partir do tato, cheiro e aspecto, reconhecer essas plantas e assim usá-las na alimentação diária.

Para a professora de gastronomia Ana Alice Corrêa, que irá ministrar a oficina, é importante que as pessoas gostem do sabor dessas Panc´s para que possam incluir nas receitas de casa.

"Vamos levar, nessa oficina, as plantas para que também possam provar algumas receitas e conhecer a versatilidade desses alimentos tão ricos em nutrientes. Hoje todo mundo come mal, com pouca variedade, muita coisa industrializada, com uma quantidade de nutrientes muito baixa. Precisamos mudar isso em nossas casas. A ideia, é que com alimentos baratos e ricos em vitaminas, possamos despertar a conscientização para a melhora na alimentação. Quanto mais variado o cardápio, mais nutrientes ingerimos e assim, mais saúde nós temos”, afirmou.

Na oficina, cada participante irá receber uma cartilha contendo receitas com as plantas e seus benefícios, nutrientes e como cultivar. Tudo de maneira bem simples para que todos possam ter acesso. Além disso, cada planta terá três sugestões de preparo, que vão desde saladas, sopas, sucos, refogados até bolos.

Cras Eugênia de Melo

Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco