Alunos do infantil aprendem sobre valores cuidando do jardim da escola
17/05/2018 - 17:13
Emei Zilda Costa crianças aprendem sobre sustentabilidade 08-05-2018
Além de florir a escola, o jardim na Emei Profª Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita, é espaço para aprendizagem de ciências, sustentabilidade e valores como o respeito - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Preparar protagonistas para o futuro é o objetivo dos projetos desenvolvidos nas escolas da Prefeitura de São José dos Campos. As crianças da educação infantil participam de iniciativas diferentes que, de forma divertida e lúdica, trabalham valores e o respeito ao meio ambiente. Na Emei Profª Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita (região sudeste), uma turma do Pré II tem estudado ciências cuidando do jardim da escola. Entre as sementes e flores, os pequenos aprendem lições de respeito, responsabilidade e cuidado pela vida.

“Nossa escola está fazendo esse projeto-piloto com o objetivo de trabalhar o protagonismo com as crianças, dar espaço a elas, para que participem. Também queremos florir nossa escola trabalhando com os alunos sobre meio ambiente, por meio das sementes e flores, e a ciência, que envolve investigação e pesquisa, para que aprendam, desde cedo, a pensar e investigar”, explicou a professora da turma do Pré II, Natalice Marta de Siqueira, que leciona há 9 anos na Emei Zilda Costa.

“A curiosidade é característica natural das crianças, então, queremos incentivar para que eles sejam nossos futuros cientistas, pois eles são o futuro. Eles aprendem principalmente sobre respeito, saber que o ser humano é importante, assim como as plantas e os animais, que tudo é interconectado, todos são importantes para o ecossistema. Queremos ensinar, principalmente, sobre o cuidado pela vida”, completa a professora enquanto ajuda os alunos a completarem seus vasos com terra, areia e sementes de girassol.

A turma de 30 alunos do Pré II participou de todo projeto, que teve início em fevereiro, desde a escolha de quais flores gostariam de estudar e plantar no jardim da escola, até o plantio e cuidado com as sementes. Entre os tipos de flores do jardim, há rosas, girassóis, azaleias, onze-horas e hibiscos, mas as crianças elegeram o girassol como "objeto de estudo".

“Para o girassol nascer temos que colocar areia, terra e um pouquinho de água, em dois dias ele já nasce. Acho o girassol legal e tão bonito, ele enfeita o mundo”, é o depoimento animado do Vitor Hugo, de 5 anos.

Na sala de aula aprenderam sobre a história do girassol, os usos da planta e curiosidades. E durante uma aula especial, ao ar livre, plantaram sementes de girassol para acompanhar o crescimento e depois levar para casa. “O sol dá vitamina para o girassol crescer forte, ele vira o ‘pescoço’ dele em direção ao sol e, por isso, tem esse nome: girassol”, ensina o Arthur Miguel dos Santos, também de 5 anos.

Protagonismo e empreendedorismo

No início deste ano, a Secretaria de Educação e Cidadania deu início às formações com educadores da educação infantil sobre a Pedagogia dos Sonhos -- projeto que permite o trabalho dos valores humanos e das características empreendedoras com os alunos de 4 e 5 anos, despertando neles a capacidade de sonhar, contribuindo na formação do caráter de cidadãos íntegros, além de oferecer mais qualidade de vida. 

Desde 2017, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cidadania, está retomando os projetos de empreendedorismo em toda a rede de ensino municipal. Os alunos desenvolvem valores como o trabalho em equipe, a disciplina e o comprometimento. O trabalho vai de encontro à missão das escolas municipais de formar cidadãos com escolhas responsáveis e visão empreendedora em todos os segmentos da vida.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania