Prefeitura intensifica ações do programa Minha Praça de Volta
Atualizado em 16/05/2018 - 18:24
Recuperação da Praça Alvaro Prisco de Oliveira 16 05 2018
Funcionários realizam paisagismo na praça Álvaro Prisco de Oliveira, na região central - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades.

Através do programa, que visa recuperar estes locais para que voltem a ser frequentados com tranquilidade pelas famílias, já foram revitalizadas 12 áreas de lazer desde o ano passado.

No momento, estão sendo reurbanizadas quatro praças simultaneamente.

São elas o Parque Ayrton Senna (Parque Interlagos), Praça das Bandeiras (Jardim Estoril) e Praça Kadoma (Jardim América), todas nas zona sul, além da praça Álvaro Prisco de Oliveira (Vila Sanches), na entrada de São José.

Melhorias

Os serviços estão sendo executados pela Secretaria de Manutenção da Cidade e englobam pintura, paisagismo, poda de árvores, roçada e revisão da iluminação, entre outras melhorias.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o mês que vem.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, através da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Rotatória

Em outra melhoria, a Prefeitura está ampliando a rotatória da Praça das Bandeiras.

A obra viária está sendo executada pela Urbam (Urbanizadora Municipal) pelo valor de R$ 330 mil com previsão de conclusão neste mês.

O objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana é proporcionar mais segurança aos condutores e pedestres que passam pelo local, além de aumentar a capacidade de tráfego no acesso, contribuindo para a fluidez no trânsito.

A rotatória será estendida até a rua Teodomiro Dias Pereira, que passará a contar com um semáforo, organizando o tráfego dos veículos que seguem pela avenida Cidade Jardim e que pretendem acessar a avenida Andrômeda.

O condutor que vem no sentido contrário, pela rotatória, para retornar à avenida Andrômeda também contará com um semáforo.

Em ambos os casos, a mudança vai facilitar o acesso ao bairro Bosque dos Eucaliptos pela rua Campo Belo.

Para os pedestres que utilizam a praça, tanto para o lazer quanto para o deslocamento diário, a novidade é a ampliação da área verde. No local, por onde atualmente passam carros, serão colocadas gramas, assim como mudas de novas espécies de árvores, agregando um trecho de aproximadamente 1.500 m² de vegetação.

Áreas de lazer em processo de revitalização

• Parque Ayrton Senna

Bairro: Parque Interlagos

Previsão de término: Junho