Atestado e escala médica da Prefeitura poderão ser consultados na internet
Atualizado em 22/03/2023 - 08:53
UBS Resolve Altos de Santana Autoridades municipais, servidores e munícipes participam do lançamento do programa UBS Resolve na unidade básica de saúde do Altos de Santana, na região norte.
A escala diária de médicos e dentistas das unidades básicas de saúde (UBS´s) e unidades de pronto atendimento (UPA´s) também estará disponível para consulta no site da Prefeitura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Moradores de São José dos Campos já podem conferir a escala diária de médicos e dentistas da Prefeitura e saber sobre a veracidade dos documentos gerados pela Secretaria Municipal de Saúde, como atestados, encaminhamentos, exames e receitas médicas, no portal da Prefeitura.

No caso de atestado médico, por exemplo, a pesquisa pode ser feita por empresas e usuários e terá como base o atestado impresso emitido pelo médico. O documento trará uma “chave de validação”, uma sequência numérica por meio da qual será possível pesquisar se o atestado é válido ou não.

A “chave de validação” deverá se digitada no campo específico na página no site e a informação será disponibilizada na hora.

A escala diária de médicos e dentistas das unidades básicas de saúde (UBS´s) e unidades de pronto atendimento (UPA´s) também estará disponível para consulta no site.

O novo serviço foi anunciado juntamente com o lançamento do Prefeitura de São José dos Campos lança nesta quarta-feira (16) o programa “São José na palma da mão”, pacote que reúne 10 aplicativos gratuitos para celular e tablet. Além da saúde, as soluções digitais, que visam facilitar a vida do cidadão, envolvem também as áreas de mobilidade urbana, esportes, segurança pública e manutenção da cidade.

Saúde na Mão

Após se cadastrar com os dados pessoais, é possível pesquisar as informações sobre atendimentos agendados, realizados e cancelar consultas quando não puder comparecer por meio do aplicativo Saúde na Mão. A marcação de consultas precisa ser feita pessoalmente na UBS (Unidade Básica de Saúde), que possui agenda aberta.

O paciente também consegue visualizar os resultados dos exames e também baixar o resultado em PDF, verificar se o medicamento fornecido pela Prefeitura ou pelo Estado já está disponível ou se a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto de casa tem o remédio receitado. O usuário também consegue atualizar o contato telefônico ou reativar o cadastro, caso esteja bloqueado.

As consultas médicas continuam sendo marcadas pessoalmente nas unidades básicas.

Caso o usuário não consiga se cadastrar, é preciso ir à unidade de saúde mais próxima.