Fundação Cultural apoia realização do IV Encontro de Capoeira Angola
Atualizado em 15/05/2018 - 16:33
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Participantes se reúnem em roda de capoeira durante encontro realizado ano passado - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o núcleo joseense da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão realiza neste mês o IV Encontro de Capoeira Angola. O evento acontece na próxima sexta (18), sábado (19) e domingo (20), no Centro Cultural Clemente Gomes, e visa reunir capoeiristas do Vale do Paraíba para uma troca de experiências e valorização da cultura popular afro-brasileira.

Também estão sendo esperados para o evento mestres de outras regiões do Brasil e, particularmente, o mestre Cláudio Costa, fundador da escola, que possui outras unidades no Brasil. Para Carla Natureza, integrante da unidade joseense da escola e organizadora do evento, a expectativa é que o encontro seja produtivo, gere conhecimento e fortaleça a cultura afrodescendente na região.

Cultura na Feira

Antes do encontro, a Fundação Cultural realiza nesta quarta-feira (16) mais uma edição do Projeto Cultura na Feira, com a participação de professores e alunos da unidade joseense da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão. A atividade acontece a partir das 19h na feira noturna do Parque da Cidade, em Santana, e contará com a presença do mestre Cláudio Costa.

Dia 18 (sexta-feira)

17h: Recepção e inscrição dos participantes

20h: Roda de abertura com mestres convidados

Dia 19 (sábado)

8h: Café da Manhã

9h: Oficina de Capoeira Angola, com Mestre Claudio

10h30: Cortejo do Calçadão até a Praça do Sapo

11h: Roda de Capoeira Angola

13h: Intervalo para almoço

15h: Lançamento do livro ‘Nagé Capoeira e debate’, com Elza Abreu.

17h: Oficina de dança Afro, com Lisie Alves

18h: Oficina de Capoeira Angola

19h: Roda de Capoeira Angola aberta, sob a direção dos mestres convidados.

21h: Jantar

22h: Abertura da festa, com o grupo de Jongo Mistura da Raça

23h: Trio Floriô (Forró Rabecado)

0h: Samba Rural