Casa do Idoso Centro amplia atendimento com o Centro Dia
Atualizado em 14/05/2018 - 16:20
Centro Dia - Casa do Idoso Centro - 14-05-2018
Na Casa do Idoso Centro ainda restam 30 vagas para serem preenchidas e, para participar, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo Creas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta segunda-feira (14), a Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508, Centro) teve seu atendimento ampliado com o Centro Dia - um serviço diferenciado que auxilia o idoso em situação de risco ou violação de direitos, que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD). O serviço tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos. Uma equipe específica e habilitada atenderá essas pessoas que precisam de cuidados individualizados.

O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

Dona Terezinha Maria da Silva, 86 anos, moradora do bairro Vila Maria, já será uma das beneficiadas com o atendimento da Casa Dia. “Minha filha precisa trabalhar e eu não tinha como ficar sozinha, então agora estou aqui. Hoje é o primeiro dia, tudo diferente, mas já gostei. Estou feliz”, afirmou.

Frequentadora da Casa do Idoso durante quatro anos, Mercedes Barreto da Silva, 81 anos, moradora do bairro Vila São Pedro, ficou um tempo afastada por problemas de saúde e agora está de volta à casa fazendo parte desse novo serviço. “Mesmo já tendo frequentado a Casa, estar aqui nesse serviço é novidade e estou muito feliz de ter voltado. Acho que esse trabalho que eles estão oferecendo aqui é muito importante. Estou ansiosa para ver o que irá acontecer daqui para frente”.

Todas as unidades (leste, norte, sul e centro) oferecem esse serviço, atendendo 160 idosos. Na unidade Centro ainda restam 30 vagas para serem preenchidas.

Todos os idosos atendidos recebem cuidados diários, alimentação e participam de diversas atividades sob acompanhamento e supervisão profissional, conforme a capacidade funcional do idoso como por exemplo:

- Atividades lúdicas e socioeducativas;

- Rodas de conversa;

- Oficina de memória;

- Terapia Ocupacional;

- Fisioterapia;

- Caminhada;

- Relaxamento;

- Ginástica;

- Alongamento;

- Exercícios localizados;

- Hidroginástica;

- Jogos recreativos.

Caso seja necessário, será disponibilizado para o idoso transporte, inclusive adaptado quando for o caso, para o deslocamento entre a sua residência e a Casa do Idoso.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Mais informações

Casa do Idoso Centro

Rua Euclides Miragaia, 508, Centro

Telefones: 3909-8600 / 3909-8611 / 3909-8612


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×