Moradores discutem Plano Diretor no Novo Horizonte e Bonsucesso
Atualizado em 14/05/2018 - 10:45
Fórum Regional do plano diretor  Capela Nossa Senhora de Bonsucesso  12 05 2018
O fórum regional foi à zona rural da região norte, no Bonsucesso, para escutar a opinião da comunidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Moradores dos bairros Novo Horizonte, na região leste, e Bonsucesso, na área rural da região norte de São José dos Campos, receberam o fórum regional do Plano Diretor na sexta-feira (11) e neste sábado (12), respectivamente. Até o momento foram realizadas sete das dez edições do evento, que segue no Residencial Gazzo, na região sul, nesta segunda-feira (14) .

No Novo Horizonte, as solicitações mais frequentes abordaram aspectos do desenvolvimento econômico e a necessidade de criação de mais empregos na região, além de investimentos em mobilidade urbana, por meio de melhorias no transporte coletivo e sistema viário.

Já no dia seguinte, das 9h às 12h, mais de 60 pessoas compareceram ao salão paroquial da Capela Nossa Senhora do Bonsucesso. A maioria dos presentes foi formada por moradores dos bairros irregulares da região, além de alguns agricultores.

Vinte pessoas usaram a palavra para apontar como prioridade a regularização dos loteamentos, a melhoria das estradas rurais, com o retorno dos conserveiros, além de mais investimentos em transporte coletivo.

Exposição

Ao mesmo tempo em que ocorrem as reuniões do fórum em todas as regiões da cidade, a população pode visitar uma exposição sobre o Plano Diretor instalada no Center Vale Shopping. A mostra, que está localizada no corredor do acesso A (piso Dutra), ficará até o dia 20, das 10h às 22h.

Por meio de painéis com mapas, textos e ilustrações, são apresentadas as propostas de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do município e à melhoria da qualidade de vida.

Calendário

O calendário completo das oficinas está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível consultar os estudos, mapas e relatórios produzidos durante a etapa de diagnóstico, assim como materiais educativos e de comunicação. Por meio da plataforma, o cidadão também pode encaminhar sugestões e propostas para o projeto de lei.

Próximas reuniões

Segunda-feira (14), às 18h45