Mais de 4 mil pessoas são vacinadas contra a gripe no Dia D
Atualizado em 12/05/2018 - 17:56
Vacinação H1N1  Supermercado Coop Santana 12 05 2018
A Prefeitura colocou 17 postos volantes à disposição dos grupos de risco elegíveis para receber as doses - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No Dia D da campanha de vacinação contra a influenza, 4.272 pessoas foram imunizadas em São José dos Campos neste sábado (12), até as 14h, nos 17 postos volantes que estiveram à disposição dos grupos de risco elegíveis para receber as doses.

Do total de imunizados, 2.587 fazem parte do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, professores, profissionais da saúde) e 1.685 são pessoas com algum tipo de comorbidade (portadores de doenças crônicas). A vacinação prosseguiu até as 17h. O balanço final será divulgado nesta segunda-feira (14) pela Prefeitura.

Os postos de vacinação funcionaram em supermercados, unidades de pronto atendimento (UPA), associações de bairro e no Hospital de Clínicas Sul. Com os postos volantes, a Prefeitura pretendeu chegar aos locais de grande concentração de pessoas.

Em São José dos Campos, o público-alvo da campanha é de 139.604 pessoas, consideradas de risco para complicações em relação à gripe. A meta para os municípios é vacinar 90% desta população. Até sexta-feira (11), já haviam sido vacinadas 49.935 pessoas (35,76%).

A partir desta segunda-feira, a campanha continua nas unidades básicas de saúde, até 1º de junho. A vacinação ocorre das 8h às 17h, para todos os grupos de risco.

Números

Um novo balanço divulgado na sexta-feira pela Prefeitura mostra que neste ano foram registrados apenas 2 casos de influenza em São José dos Campos (vírus H3 Sazonal), sem óbitos. Houve 52 notificações, das quais 19 apresentaram resultado negativo e 28 ainda aguardam exame de confirmação.