Exposição sobre o Plano Diretor está em shopping de São José
Atualizado em 22/03/2023 - 08:51
Exposição Plano Diretor no Center Vale. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-05-2018
A exposição apresenta as propostas de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A partir desta sexta-feira (11) a população poderá conhecer mais sobre as propostas do Plano Diretor de São José dos Campos em uma exposição que acontece no CenterVale Shopping (av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403, Jardim Oswaldo Cruz). A exposição está localizada no corredor do Acesso A (piso Dutra) e acontece até o dia 20 de maio, das 10 às 22 horas.

Por meio de painéis contendo mapas, textos e ilustrações são apresentadas as propostas de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do município e à melhoria da qualidade de vida da população.

Ilustrações em aquarela retratam paisagens da cidade em cenários futuros vislumbrados no Plano Diretor. O trabalho artístico foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Gilberto Alves da Cunha, que atuou por mais de 30 anos no Departamento de Planejamento Urbano da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo da exposição é difundir o conhecimento sobre as características, desafios e potencialidades do município e convidar todos os cidadãos a participarem dos fóruns de discussão que estão sendo realizados desde 5 de maio em todas as regiões da cidade e que prosseguem até o próximo dia 16. Nestes encontros a comunidade tem a possibilidade de conhecer mais detalhes sobre as propostas, esclarecer dúvidas e dar sua opinião.

Todas as propostas do Plano Diretor foram elaboradas a partir da análise dos problemas, oportunidades e prioridades apresentadas durante as oficinas comunitárias, que geraram o diagnóstico do município, e visam atender as demandas e expectativas da população.

As diretrizes de desenvolvimento sustentável devem ser resultado da ampla participação social, debatendo de forma democrática os rumos que a cidade deve tomar no futuro sob os aspectos de moradia, saneamento, mobilidade, preservação ambiental, trabalho, educação, desenvolvimento econômico, entre outros eixos, consolidando-se em um pacto social.

Calendário

O calendário completo dos fóruns está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível consultar os estudos, mapas e relatórios produzidos durante a etapa de diagnóstico, assim como materiais educativos e de comunicação. Por meio da plataforma, o cidadão também pode encaminhar sugestões e propostas para o projeto de lei.

Plano Diretor

O Plano Diretor (Lei Complementar Municipal 306/2006) é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.