Dia D da vacinação contra gripe terá postos em todas as regiões
Atualizado em 12/05/2018 - 15:01
Terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Postos volantes de vacinação contra a gripe vão funcionar em supermercados e UPA´s neste sábado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, 17 postos volantes estarão à disposição dos grupos de risco elegíveis para receber as doses, neste sábado (12), em São José dos Campos.

Os postos de vacinação estarão em supermercados, unidades de pronto atendimento (UPA´s), associações de bairro e no Hospital de Clínicas Sul. O atendimento será das 8h às 12h ou das 8h às 17h, dependendo do local (veja quadro abaixo).

Com os postos volantes, a Prefeitura pretende chegar aos locais de grande concentração de pessoas. Neste sábado, não haverá atendimento nas unidades básicas de saúde.

Alunos de faculdades de Enfermagem da cidade e voluntários do Rotary darão apoio à Prefeitura nesta ação. A Secretaria de Saúde recomenda apresentar a carteira de vacinação, sobretudo as crianças.

No Dia D da campanha, todos os grupos de risco poderão ser vacinados: idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores da rede pública e privada (com a apresentação do crachá ou alguma identificação funcional).

Em São José dos Campos, o público-alvo da campanha é de 139.604 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios é vacinar 90% desta população. Até esta sexta-feira (11), já haviam sido vacinadas 49.935 pessoas (35,76% do público alvo). A campanha prossegue até o dia 1º de junho nas unidades básicas de saúde.

Doentes crônicos

Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.

Números

Um novo balanço divulgado nesta sexta-feira (11) pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura mostra que, neste ano, foram registrados apenas 2 casos de Influenza em São José dos Campos (vírus H3 Sazonal), sem óbitos. Houve 52 notificações, 19 apresentaram resultado negativo e 28 ainda aguardam exame de confirmação.

A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina.

Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não provoca gripe ou eventos adversos graves.

Locais de vacinação do Dia D da campanha

1. Hospital Clínicas Sul (Parque Industrial) – 8h às 17h